Lia e bonecas gigantes na caminhada contra a violência do Grupo Mulheres do Brasil
Com uma ciranda, puxada por Lia de Itamaracá, bonecas gigantes, trio elétrico e muito frevo, o Grupo Mulheres do Brasil-PE realizou este domingo em Boa Viagem a Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, um movimento de caráter nacional comandado pelo Grupo Mulheres do Brasil e que contou com manifestações em vários estados.
Além de Lia, outros representantes da cultura pernambucana estiveram presentes animando a caminhada como Almir Rouche e Nena Queiroga. O evento teve inicio na Pracinha de Boa Viagem e ganhou a avenida, sendo acompanhado por muitos banhistas. Vários homens participaram da manifestação que, segundo a coordenadora estadual do Grupo Mulheres do Brasil, Roseana Amorim Faneco, teve o propósito de conseguir a adesão da sociedade como um todo à luta contra a violência que macula as mulheres.
A faixa principal, que abria a manifestação com o nome da caminhada, foi conduzida por três homens. Vários cartazes eram levados pelas mulheres todas vestidas de laranja. “Não é Não”, “Juntas somos mais fortes”, ”Idosas também são mulheres, precisamos de visibilidade” foram algumas frases usadas nos cartazes.
A delegada Cláudia Molina, uma das organizadoras do ato lembrou que a cada hora 7 mulheres são vítimas de feminicídio no Brasil, o que demonstra o alto grau de violência enfrentada por elas na hora de desfazer o relacionamento com um homem violento.
Redação Blogdellas
E-mail: redacao@blogdellas.com.br