Notícias

Lavareda: “Polarização avança. Tebet pode crescer e aumenta chance da eleição terminar em 02 de outubro”

O Ipespe divulga nova pesquisa nacional sobre as eleições 2022 nesta sexta-feira (27).A polarização se acentua: Lula e Bolsonaro avançam cada qual mais um ponto na rodada espontânea. Agora estão com 40% X 30% respectivamente. Na estimulada, Lula cresce um (45%) e Bolsonaro, dois (34%). “O levantamento sinaliza que a Senadora Simone Tebet pode crescer. Que aumenta a chance da eleição terminar em 02 de outubro” ressalta o cientista político Antonio Lavareda.

Antonio Lavareda – Foto divulgação

Na espontânea, entre os outros concorrentes, apenas Ciro Gomes cresce um, e tem 4%; Tebet registra 1%, assim como Janones e João Doria. Os demais não pontuaram. Na estimulada, Ciro repete 8%; Tebet assume a quarta posição, com 3%; Janones de novo aparece com 2%; Doria, mantido na lista, declinou para 2% ; Felipe D’Ávila tem 1%; os restantes não chegam a pontuar. “ De um ano para cá, a soma dos dois líderes só aumentou, enquanto a dos “outros candidatos”, categoria por onde desfilaram nomes variados, que foram sendo excluídos pelo processo, só fez murchar”, lembra o cientista politico.

Ele lembra que com o anúncio da saída de João Doria, a senadora aumenta seu potencial de voto, que vai em uma semana de 17% para 28%. “ Esse potencial é a soma na pergunta sobre “probabilidade de voto” daqueles que dizem que “votariam nela com certeza” (5%) com os que afirmam que “poderiam votar nela” (23%). O fato dessa questão vir após os cenários de segundo turno infla um pouco nesse tópico, naturalmente, o desempenho dos vários candidatos, mas isso não recomenda desconhecer sua evolução.

Ipespe registra ainda o quadro atual quanto à rejeição: O “não votaria de jeito nenhum” recua de 37% para 34%. Embora a lista de postulantes da pesquisa registrada no TSE contivesse o nome de João Doria e parte das entrevistas já tivesse sido realizada quando do anúncio da retirada do nome tucano, Tebet nessa rodada vai a 3% na intenção de voto estimulada. Na espontânea, continuou com 1%.

No segundo turno marca 34% X 40% contra Bolsonaro; e 18% X 57% contra Lula. Números próximos, embora ainda inferiores, aos que Doria atingia na semana passada: 38% X 40% de Bolsonaro; e 20% X 54% de Lula. O presidente Bolsonaro retoma os 35% de uma quinzena atrás. Bolsonaro da mesma forma evolui um ponto (41%) no cenário contra Ciro, estável com 44%; Lula, por seu turno, avança um ponto (54%) e Ciro fica com os mesmos 25% da semana passada”.

Voto já decidido

“Impressionante o percentual de 68%, dos que dizem que seu voto já está decidido. Em outubro passado, eram 44% os que fizeram a mesma afirmação. Esses quase 70% são exatamente o mesmo número dos entrevistados que dizem ter “muito ou algum interesse” na eleição, e um número próximo aos 77% que sem estímulo de lista citam o nome daquele/a em quem votariam “se a eleição fosse hoje.Esses dados, revelando um volume inédito de eleitores com razoável solidez de preferências, diga-se de passagem bastante antecipadas, também nos ajudam a entender porque as medições semanais das intenções de voto se movem com parcimônia”, conclui o cientista político.

– A Pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 23 e 25 de maio/2022-

Blog Dellas com informações do Ipespe.

Fotos-Divulgação.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *