Baixo índice de vacinação contra a poliomielite preocupa

Conhecida como paralisia infantil, a Poliomielite está com a cobertura em queda no Brasil. Os índices de vacinação têm apresentado queda desde de 2016, última vez em que o país superou a marca de 90% de cobertura vacinal do público-alvo. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade. Mas a proteção nunca esteve tão baixa. Em 2022, o percentual de vacinação foi de 72%. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%, informou o Ministério da Saúde. Os números trazem preocupação porque, apesar de o Brasil ter registrado o último caso da doença em 1989, há 34 anos, outros países ainda não erradicaram a doença, o que pode fazer o vírus voltar a circular por aqui. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a grande maioria das infecções não produz sintomas, mas de cinco a dez em cada 100 pessoas infectadas com esse vírus podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe.

Em um a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Não há cura. Os principais efeitos da doença são ausência ou diminuição de força muscular no membro afetado e dores nas articulações. Embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro , o que pode levar à morte. Há 30 anos, a pólio paralisou quase 1.000 crianças por dia em 125 países em no mundo, incluindo países das Américas, informou a Opas. Zé Gotinha: Em 1994, o Brasil foi certificado pela OMS como livre da poliomielite. O combate à doença fez surgir um dos personagens mais conhecidos da cultura médica nacional, o Zé Gotinha. O nome se refere à vacina atenuada oral (VOP), aplicada como dose de reforço dos 15 meses aos 4 anos de idade. O Programa Nacional de Imunizações recomenda que a vacina inativada, em forma de injeção, deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade e depois o reforço. A vacina está disponível nos centros públicos de saúde e pode ser administrada simultaneamente com as demais dos calendários de vacinação do Ministério da Saúde.

 


Livraria do Jardim será palco do 1º Sarau das Florliterárias

 

 

Neste sábado, dia 20, a Livraria do Jardim, no bairro da Boa Vista, será palco do 1º Sarau das Florliterárias. Serão homenageadas as escritoras e poetas Inaldete Pinheiro, Odailta Alves e Cida Pedrosa. O evento é gratuito e acontecerá a partir das 16h. O sarau promete ser uma experiência aconchegante no Jardim da livraria, onde os presentes poderão desfrutar do delicioso cafezinho do Celeste Café enquanto ouvem as poetas convidadas do Clube de Leitura. Durante a programação elas recitarão poesias das escritoras homenageadas e também apresentarão seus próprios poemas. Além das atividades literárias, o evento contará com a II Feirinha do Empreendeflor, com produtos artesanais e outros itens de interesse cultural. No local, também será realizada uma arrecadação de donativos de higiene pessoal para as mulheres encarceradas assistidas pela Coletiva @libertaelas.

 


Grupo Dislub Equador começou a patrocinar o Sport

 

 

O Grupo Dislub Equador começou a patrocinar o Sport. O contrato de parceria foi assinado e o apoio terá duração de um ano. O Leão já foi a campo, nesta quarta-feira (17), com a marca do grupo pernambucano estampada no uniforme rubro-negro, no primeiro jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, com o São Paulo, na Ilha do Retiro. Amanhã (20), o time pernambucano duela com o Botafogo-SP pela Série B do Brasileirão, na Ilha do Retiro.“Faz parte da nossa política de responsabilidade socioambiental incentivar o esporte e a cultura onde estamos presentes. Acreditamos nessa parceria e também apoiamos o futebol pernambucano”, adiantou o gerente de Marketing, David Freidzon.Com 25 anos de atuação no mercado de combustíveis, o Grupo Dislub Equador – quinta maior distribuidora de derivados de petróleo do País – atua nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e está presente em 15 estados: Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Alagoas, Ceará, Maranhão e Bahia. São 24 filiais e 10 terminais próprios para armazenamento de 200 milhões de litros.

 


Shopping Patteo recebe ação educativa do Maio Amarelo

 


Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda e o Detran, o Shopping Patteo Olinda recebe a campanha educativa de trânsito em alusão ao Maio Amarelo. A ação acontece neste sábado (20), das 09h às 14h, e no domingo (21), das 12h30 às 18h, no subsolo do centro de compras.Além da conscientização para a não ocupação de vagas destinadas exclusivamente para pessoas com direito ao estacionamento especial, haverá ainda a confecção e atualização de cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, com entrega imediata. Os idosos que precisam emitir cartão deverão apresentar a xerox e original do RG e comprovante de residência de Olinda. Quem precisa atualizar o cartão, deve levar a mesma documentação e também o cartão atual. Já as pessoas com deficiência precisam apresentar a xerox e original do RG, comprovante de residência de Olinda e laudo médico. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, 225, em Casa Caiada.

 


SPA Solidário é promovido para comunidade em Jaboatão

 

 


Cuidar de si mesmo, seja melhorando a alimentação, comprando cosméticos ou praticando exercício físico, faz parte de uma rotina de cuidados que muitos desejam e deveriam praticar. Pensando nisso, o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) promoverá dia 25 próximo, das 9h às 21h, o SPA Solidário, evento gratuito e aberto ao público, com a oferta de serviços na área da beleza e do bem-estar.Será no campus Piedade, na Rua comendador José Didier 27. A inscrição é solidária, basta levar 1kg de alimento não perecível, a ser doado ao Lar Paulo de Tarso, abrigo que sofreu com incêndio em abril último. Entre os serviços oferecidos, massagem, argiloterapia facial, ventosaterapia, spa dos pés, massagem com pedras quentes, com velas e com pindas, ozonioterapia, acupuntura, tratamento com energéticos com reiki e cristais, além de expositores de marcas que trabalham com linhas para SPA. De acordo com a esteticista e professora da UNIFG, Lucicleide Sotero, o intuito do evento é estimular a prática dos alunos e atender a sociedade com benefícios gratuitos. “O SPA tem o objetivo de cuidar e ajudar as pessoas a entender que qualidade de vida e bem-estar andam junto com a saúde. É muito importante que as pessoas tenham uma rotina de cuidados e possam se cuidar. O momento de parar as atividades e olhar para si, isso ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade para viver melhor”, explica. O evento é aberto ao público em geral, comunidade do entorno, além de alunos e educadores da Instituição.

 


Semana do MEI 2023 conta com agenda extensa e gratuita em Olinda

 


A Prefeitura de Olinda promove mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento acontece nos dias 29, 30 e 31 próximos na sede da Sala do Empreendedor de Olinda, na Avenida Liberdade, 68, Carmo. A programação inicia às 9h, com palestra sobre dinâmicas ninchadas para os MEIs do município. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Olinda, através da Sala do Empreendedor, e o Sebrae em Pernambuco e proporciona, além de qualificação, uma vasta lista de serviços, consultoria e orientações gratuitas para a população. Para participar é necessário se inscrever e as vagas são limitadas. Esse processo pode ser feito online através do https://linktr.ee/s_empree_olinda ou presencial, no local de realização do evento.

 


Paulista intensifica retirada de construções irregulares em áreas públicas da cidade

 


Na intensificação do combate a construções irregulares em espaços públicos da cidade, a Prefeitura de Paulista, por meio da Diretoria de Controle Urbano (DCU) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente realizou a retirada de uma nova tentativa de construção de barracos em áreas públicas da cidade. A ação aconteceu no bairro do Janga, na esquina das ruas Paquistão e João Fonseca de Albuquerque.O trabalho também está contemplando o combate à poluição visual na cidade com a retirada de placas, faixas e banners irregularmente expostos em vias públicas do município.

 


“Maio Laranja” com ações de combate ao abuso e à exploração sexual de adolescentes e crianças

 


Em 2022, uma lei federal ampliou a simbologia da data, instituindo o “Maio Laranja”, que durante todo o mês realizará ações de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do ano passado, baseado em informações fornecidas por órgãos de segurança pública de todo o território nacional, em média, 130 casos por dia deste crime durante 2021.A mestre em Psicologia Social e especialista em Psicologia Jurídica, Izabela Saraiva, destaca que cada cidadão precisa refletir sobre sua responsabilidade na luta contra as violências e os abusos, em especial quando as vítimas são crianças e adolescentes. Professora do curso de Psicologia da Estácio e psicóloga do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Izabela explica que, na maioria, as violências sexuais acontecem dentro do ambiente familiar ou doméstico da população infanto-juvenil. Ou seja, muitas vezes a violência e o abuso estão atreladas às relações afetivas e pessoais dessas crianças e adolescentes, nos espaços que deveriam ser locais de segurança e cuidado.

“É dever de todos nós a proteção e a promoção de saúde de crianças e adolescentes. Todos devem estar atentos a sinais de mudanças no comportamento ou humor, que podem ser indícios de situações de violência. Ao mesmo tempo, cotidianamente, devemos combater os discursos que produzam a sexualização da infância e da adolescência, nos responsabilizando para não dispersar ou reproduzir falas e ações que coloquem esse público como objeto de intervenção, pois crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e devem ter as necessidades de cada fase do desenvolvimento respeitadas, integralmente”, adverte a profissional.Após a identificação da violência, é essencial a denúncia e a busca pelo acolhimento da criança e do adolescente vítima. A professora da Estácio observa que, do ponto de vista psicológico, o acolhimento profissional é relevante, uma vez que possibilita a reflexão da vítima, a fim de evitar traumas ou minimizar danos consequentes da violência sofrida. “Abusos ou explorações sexuais podem gerar um sujeito permeado pelo medo, pela vergonha, pela ansiedade ou que irá apresentar mais tarde quadros de depressão ou dificuldades em suas relações sociais, sendo impossível mapearmos os desdobramentos da violência se não houver algum tipo de ajuda psicológica para essas vítimas. O combate à violência, ao abuso e à exploração sexual depende de todos nós, bem como o respeito e o acolhimento às nossas crianças e adolescentes”, aponta.

Como combater e denunciar o abuso sexual infanto-juvenil: A especialista destaca que é importante apoiar a educação sexual nas escolas e em espaços coletivos. O Governo Federal dispõe de um telefone, o Disque 100, para denúncias anônimas de qualquer violação de direitos, incluindo situações que envolvam violência sexual contra crianças e adolescentes. Além disso, as denúncias podem ser feitas aos órgãos policiais, como o 190 da Polícia Militar, e o 197 da Polícia Civil, e aos Conselhos Tutelares em cada município, que devem apurar e, quando confirmadas, encaminhá-las ao Ministério Público. Atendimento psicológico gratuito :O acompanhamento psicológico é essencial tanto para crianças que sofreram abusos quanto para os pais/responsáveis. O Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Estácio Recife, com clínica no Prado, oferece atendimento sem custos. No espaço, são realizadas consultas com pacientes de todas as idades, inclusive crianças, por estudantes do curso de Psicologia da instituição de ensino superior, supervisionados por professores e coordenadores. Agendamento pelo telefone (81) 3225-8901, de segunda a sexta, das 13h às 19h. O Serviço de Psicologia Aplicada da Estácio Recife fica na Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, nº 1771.

 


Shopping Costa Dourada tem cantor Neto Barros na sua Praça de Alimentação

 


O Shopping Costa Dourada recebe, neste sábado (20), a partir das 18h30, show gratuito do cantor Neto Barros. A apresentação no estilo voz e violão será realizada na Praça de Alimentação do centro de compras, dentro do projeto Som na Praça, e será aberta ao público.

Neto Barros iniciou a carreira musical em 2015. Desde então, tem feito sucesso junto ao público mesclando seu repertório de músicas autorais e sucessos de ritmos como pop rock, reggae, Bossa Nova e música regional. “Eu misturo um pouco de tudo no meu show, mas sempre pensando que o público quer se divertir e curtir aquele momento musical. Por isso, o repertório é pensado para essas pessoas”, adianta Neto Barros.

 


Missa dominical no InstitutoRB e Semana dos Museus

 

 

A Capela Nossa Senhora das Graças, do InstitutoRB, na Várzea, segue com seu calendário de missas. Neste domingo (21), às 12h, o padre Francisco Sales realizará a celebração para os fiéis, que poderão ter acesso ao local desde 11h da manhã, quando é disponibilizado o transporte gratuito entre a portaria e a igreja. Vale lembrar que as missas acontecem sempre no primeiro e terceiro domingo de cada mês.

Após a eucaristia, a dica é saborear o delicioso almoço do chef Abdo Vila Nova no Castelus Restaurante e em seguida visitar o belíssimo acervo do InstitutoRB, que funciona das 13h às 17h. Vale a pena conferir!

O Instituto possibilita ainda, além das mostras permanentes em exposição, outras ações integradas. Neste último fim de semana uma agenda de atividades vem sendo posta em prática devido a Semana Nacional dos Museus. Entre as atividades realizadas no Instituto RB o CiME (Cinema, Museu e Educação) que tem como objetivo utilizar o cinema como uma ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades críticas nos alunos.

Os alunos da Escola Municipal Bola na Rede participaram do evento, contribuindo significativamente para o sucesso da atividade. Eles assistiram ao filme “Crescer onde nasce o sol” de Xulia Doxágui e, em seguida, participaram de uma discussão sobre as mensagens e temas apresentados no filme. O evento foi um sucesso não apenas pelo engajamento dos alunos, mas também pela qualidade da discussão e do aprendizado que ocorreu durante a atividade. O programa CiME, com sua abordagem inovadora para a educação, tem provado ser uma ferramenta valiosa para ajudar os alunos a desenvolver habilidades críticas e se tornarem pensadores independentes e informados.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar