Notícias

Kleber Mendonça leva o frevo ao tapete vermelho em Festival de Cannes

Texto de Leticia Lins/Blog #OxeRecife

O saudoso Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997), costumava dizer que se o frevo fosse americano, “um dia dominaria o mundo”. Não, não é americano. É pernambucano, e recifense. Mas já pode se dizer que chegou lá. Pois foi o frevo que ganhou o tapete vermelho do Festival de Cannes, para assinalar “O agente secreto”, o último filme do cineasta Kleber Mendonça, que teve sessão de estreia, nesse domingo, no festival francês, uma vitrine do cinema mundial.

A sessão do filme foi precedida por um arrastão do frevo, desfile carnavalesco com a Orquestra Popular do Recife e os Guerreiros do Passo. Tudo sem brilho nem plumas, sem a nudez das escolas de samba, mas com a simplicidade do nosso carnaval popular. O repertório não poderia ser outro: o frevo de rua, com todos os metais que tem direito, e com a presença dos “guerreiros”, grupo muito conhecido no Recife, pela sua preocupação com a manutenção do frevo.

“Os Guerreiros do Passo”  incorporam fantasias e personagens do frevo tradicional do século passado. E ficou famoso no Recife pelas aulas gratuitas que dá, aos sábados, no bairro do Hipódromo para perpetuar o ritmo como ele sempre foi. Também é uma das atrações do Bloco Escuta Levino, que anima o carnaval não oficial do Recife na quinta-feira que precede a maior festa popular da cidade.

Nas redes sociais, já tem gente criticando a iniciativa do cineasta.  Dizendo que a iniciativa do “frevo ostentação” em Cannes foi “brega” e “dispensável”. Nada, nada. Muito bom. O Frevo é único, é maravilhoso, surpreende os gringos quando é apresentado lá fora e tem mais é que ser disseminado mesmo. Repetindo Capiba, “se o frevo fosse americano, já teria dominado o mundo”. Pode não ter dominando.  Mas o mundo, com certeza, a partir de hoje sabe de sua existência e vai passar a olhar o mais recifenses dos ritmos de outra forma.

Parabéns, Kleber, mais uma vez. Pela carreira, pelo amor ao cinema, por enriquecer o cinema brasileiro. Por Aquarius, por O som ao redor, por Bacuaru, por Retratos Fantasmas. Eagora, por “O Agente Secreto”, e por levar o frevo a onde ele sempre deveria estar: no tapete vermelho.

O mais novo filme do diretor pernambucano tem no elenco, além de Wagner Moura, Fernanda Cândido, Hermila Guedes,Udo Kier, Gabriel Leone, entre outros.  Vejam a exibição, da frevo na festa de estreia, que  já circulando no Youtube.

 

Redação com texto de Letícia Lins / #OxeRecife  Fotos e vídeo: redes sociais

e-mail: redacao@bogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *