Notícias

Kleber Mendonça faz carta a Raquel pedindo providências sobre o São Luís

“No último mês de setembro, o cinema São Luís completou 70 anos de portas fechadas”- afirma em carta aberta à governadora Raquel Lyra o cineasta pernambucano, reconhecido internacionalmente, Kleber Mendonça, na qual lamenta a situação do local – na verdade o cinema está fechado desde abril de 2022 – e se alia ao apelo de diversas lideranças da cultura estadual que, neste final de semana, se posicionaram contrárias à demissão, segundo relatam, de toda a equipe que cuidava do São Luís e de suas atividades.

O relato de Kleber que, ao contrário de algumas pessoas que baixaram o nível da discussão diz que deseja uma explicação para as demissões mas quer mesmo saber quais os planos do atual governo “para a cultura e o São Luís”, o cinema não foi fechado na gestão atual mas na anterior. Não há, porém, explicação, a não ser que ainda hoje ela seja dada pelo secretário de cultura Sílvério Pessoa, para demitir todo o grupo de uma só vez.

Além de uma resposta sobre o que está acontecendo, o cineasta deixa transparecer na carta que o São Luís foi reaberto lá atrás após ampla reforma, mas até hoje não contou com uma forma de sustentação. Ele próprio diz o quanto imagina “ser difícil o desafio de um novo governo” mas expõe o que chama de “pensamento corrente, segundo o qual, a cultura fica em segundo plano”. E conclui “em Pernambuco a cultura é um tesouro de valor inestimável para o estado”.

O blogdellas se junta à torcida para que a situação seja resolvida não apenas com a volta, se possível, da equipe anterior ou com a nomeação de uma outra, mas, sobretudo, para que o novo Governo encontre uma maneira de tornar o cinema auto-sustentável, o que ainda não foi feito. Quem sabe o próprio Kleber não seja o nome a ser ouvido sobre essa saída? Fica a dica.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *