Joyce Martins lança mais um livro: “Contos de uma história só”
– Seu primeiro romance, “A Tatuagem”, é ganhador do Prêmio Barco a Vapor .
Joyce Martins, cientista política, professora e escritora mais uma vez surpreende os leitores nesse segundo livro de literatura em que distintos contos se encontram. Em uma abordagem inovadora, Joyce tece histórias de personagens que enfrentam os desafios da pandemia. O narrador, como observador e, às vezes personagem, examina suas vidas através de múltiplas janelas.
As figuras centrais são um casal de idosos, cujos filhos seguem a negação dos acontecimentos que marcam a era da COVID-19 e adotam opiniões que rejeitam a gravidade da pandemia. Um contexto que lança luz sobre a tensão entre gerações e a tragédia que se abateu sobre famílias durante os últimos anos. A obra é um testemunho tocante sobre o vazio das salas, o tango que ecoa na vitrola e o filme que se repete indefinidamente.
Diante de vozes silenciadas, as palavras ressoam como eco persistente, fios de Ariadne que conduzem o leitor por diferentes começos, levando sempre ao mesmo final. Nessa obra, a autora mais uma vez surpreende com sua habilidade narrativa, escrevendo uma obra situada entre o conto e o romance. A estrutura flexível do livro permite que o leitor comece por qualquer conto-capítulo, proporcionando uma experiência literária rica e envolvente.
No seu primeiro romance, “A tatuagem”, lançado no ano passado, a escritora recebeu o Prêmio Barco a Vapor de literatura infanto-juvenil, concorrendo com outros 1.129 textos. O livro explora a intersecção da memória e do esquecimento, entrelaçando lembranças pessoais com os períodos sombrios da ditadura militar brasileira e do nazismo.
“ Contos de uma História Só” marca a estreia da autora na literatura adulta pela editora Patuá, uma das maiores incentivadoras da literatura brasileira contemporânea. Diferente do livro juvenil premiado, o novo texto tem como foco o presente. A escritora continua a explorar o tema da memória e do esquecimento, e fala um pouco de todos nós, milhões de enlutados em um país onde muitos duvidaram da força da nova doença.
Lançamento oficial : 28 de outubro/
Onde: Livraria Patuscada – R. Luís Murat, 40 – Moema – São Paulo
Horário: 17h às 22h
Sobre a Joyce Martins: Cearense da cidade de Fortaleza. É doutora em Ciência Política pela UFRGS. É professora no Instituto de Ciências Sociais na UFAL (Federal de Alagoas). Contos de uma história só é sua estreia na literatura adulta. O primeiro romance, ” A Tatuagem “, é ganhador do Prêmio Barco a Vapor 2022. O texto concorreu com outros 1.129.
Redação com assessoria / Foto/ Imagem / Divulgação.
E-mail: redacao@blogdellas.com.br