Notícias

Jogos Paralímpicos Paris 2024 começam hoje. Brasil terá recorde de mulheres

Os campeões paralímpicos Beth Gomes, do atletismo, e Gabriel Araújo, da natação, serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura nesta quarta-feira(28)

Assim como nos Jogos Olímpicos, encerrado há duas semanas, o evento que abre a competição será fora de um estádio e será realizada em diversos pontos da Cidade Luz.Serão 4.400 atletas desfilando na Avenida Champs-Élysées em direção à Place de la Concorde, a maior de Paris.A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos contará com 184 delegações do mundo todo, e acontece nesta quarta-feira, às 15h (horário de Brasília).A Pira Paralímpica será acesa em Stoke Mandeville, um vilarejo da Inglaterra que sediou, em 1948, o que é considerado o início dos Jogos Paralímpicos.

Brasil:mulheres em destaque

Após um dos melhores ciclos em diversas modalidades, o Brasil busca a 400ª medalha no megaevento. Na história dos Jogos Paralímpicos, que teve sua primeira edição em Roma 1960, o Brasil tem um total de 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes, com 373 medalhas ao todo. Faltam 27 pódios para o número histórico.

São 280 atletas no total e dos 255 atletas com deficiência convocados, 117 são mulheres, ou 45,88% do total dos competidores. O número representa a maior convocação feminina brasileira na história dos Jogos Paralímpicos, tanto em quantidade quanto em termos percentuais. Em termos percentuais, a maior representatividade de mulheres na delegação havia sido em Tóquio 2020, quando elas foram 41,03% do total dos convocados – 96, ante 138 homens. O aumento da participação das atletas em todas as modalidades paralímpicas é um dos pilares do planejamento estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisado em 2021.

Pernambucano é o maior medalhista

Dentre os convocados está o pernambucano Phelipe Rodrigues, maior medalhista da delegação. O nadador da classe S10 (limitações físico-motoras) é o único a ter oito pódios paralímpicos na carreira. Phelipe conquistou ao menos uma medalha em cada uma das quatro edições dos Jogos que disputou, de Pequim 2008 a Tóquio 2020. Especialista nas provas de velocidade (50m e 100m) do nado livre, ele soma cinco pratas e três bronzes no currículo.

Onde assistir

A cerimônia de abertura não será transmitida na  TV aberta, mas poderá ser assistida no Sportv 2, no Globoplay e no YouTube, pelo canal do Comitê Paralímpico (IPC, do inglês) no Youtube.

Redação com veículos e CDB Foto: Divulgação/CPB

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *