João Campos se iguala a Jarbas e é o prefeito mais popular do Brasil

 

No seu segundo mandato de prefeito do Recife, entre 1992 e 1996, o prefeito Jarbas Vasconcelos foi, do começo ao fim – coisa que se repetiu quando foi o governador – o recordista de popularidade nacional, tendo dado seguidas entrevistas à imprensa do Sudeste sempre que um novo ranking era divulgado pelo DataFolha, o instituto que analisava a popularidade dos prefeitos na época, através de suas pesquisas. Quando saiu da Prefeitura em 1996, Jarbas tinha sua administração aprovada por 65% dos recifenses. O prefeito João Campos se igualou a ele neste final de ano. O ranking dos prefeitos de capitais feito pela AtlasIntel o coloca em primeiro lugar nacional com 81% de aprovação. É a primeira vez que isso acontece com o atual administrador do Recife.

Além de ter travado uma batalha dura em 2020 com a prima Marília Arraes, então no PT, que conseguiu levar a eleição para o segundo turno, o prefeito enfrentou a pandemia, o que não o difere dos demais colegas, mas foi impedido de praticar na época o que mais sabe fazer: a presença sistêmica nas redes sociais. Ouvidos por este blog, pesquisadores de tendência de voto em Pernambuco, entendem que o que pode ter feito chegar aos 81% para ser o primeiro – Jarbas chegou com 65% – se deve, além do trabalho realizado, às redes sociais. Hoje elas permitem uma maior interação do administrador com os munícipes e quem tem facilidade de lidar com as redes leva vantagem. O segundo colocado no ranking, por exemplo, o prefeito de Boa Vista, em Roraima, chegou aos 80% de aprovação mas só tem 14% de reprovação (João Campos tem 18%). Como o que vale mais é a aprovação o prefeito do Recife assumiu a dianteira.

-“ Depois das redes a tendência tem sido uma subida nos parâmetros de avaliação”_ afirmou um desses pesquisadores. O que isso significa? Que João Campos é tão querido quanto Jarbas foi, embora esteja 16% acima do que teve o ex-prefeito em sua época. Com apenas 30 anos, vivendo o período áureo da Internet, o prefeito do Recife nada de braçadas. Está muito presente nas ruas. Quem vê o seu instagran imagina que ele está sempre de frente para uma câmara que registra seus cafés da manhã, em vários pontos da cidade, os almoços e às vezes jantares. Também já foi mostrado aos pés de Nossa Senhora da Conceição (foto acima). Fora isso ele vai a muitos eventos de entrega – é natural em final de mandato – e tira o proveito certo da satisfação das pessoas que recebem uma obra numa cidade que ainda pena com os buracos nas ruas, encostas de morro que ameaçam desabar na época de enxurradas e dificuldades na mobilidade urbana. Nesses momentos de entrega ele grava com populares quase sempre felizes e agradecidos. É uma festa.

Dória não se deu bem

O primeiro fenômeno de comunicação entre os administradores públicos brasileiros após a Internet foi o ex-prefeito e governador de São Paulo, João Dória. Dória passava o dia transmitindo mensagens pela Internet sobre o seu trabalho e, de tanto se sair bem e ganhar seguidores, terminou botando no bolso caciques tucanos como José Serra e Geraldo Alckmin, com quase nenhuma vocação para influencer. Acabou quebrando a cara por outros motivos mas para quem não tinha experiência com as urnas, chegar a administrar a capital paulista e depois o estado, ele foi longe demais. João Campos não corre o mesmo risco pois além da experiência do pai está sabendo fazer política.

Raquel na trilha

A governadora Raquel Lyra tem também se dedicado intensamente às redes. Onde vai no Grande Recife, no Interior ou em outros estados, sobretudo Brasília, grava prestando contas, ao ponto de transformar o seu secretário de comunicação, o jornalista Rodolfo Pinto, sua companhia constante, inclusive no Exterior. Rodolfo é o maior responsável pela performance da governadora nessa área, dirigindo as gravações. Ela, porém, assim como a vice Priscila Krause, tem mostrado desenvoltura nas aparições, o que a ajudou em 2023 um ano mais dedicado ao planejamento do que a ações e entregas.

Carlos Veras se destacou

O deputado federal do PT pernambucano, Carlos Veras, foi apontado como um dos mais assíduo dos parlamentares federais em 2023, seu primeiro ano de mandato. Compareceu às 116 sessões da Câmara Federal, não levando nenhuma falta, segundo levantamento feito pelo Congresso. Só 30 dos 513 deputados federais tiram nota 10 em comparecimento ao Legislativo. Dos 25 pernambucanos só Veras figurou na lista dos mais presentes.

Recife e Jaboatão são destaques no Reveillon

Embora não tenha a mesma tradição do Recife em organização de Reveillon, o município de Jaboatão, governado pelo prefeito Mano Medeiros, rivalizou com a capital na virada do ano. Uma multidão compareceu à orla para celebrar a chegada do ano novo, o que acabou ajudando o Recife pois, se Jaboatão não tivesse promovido festa, a população do segundo mais populoso município metropolitano teria se deslocado para o Pina.

Oposição promete se manifestar

Apesar do recesso parlamentar que só termina em fevereiro, a bancada de oposição na Assembléia Legislativa promete fazer uma avaliação do primeiro ano de mandato da governadora Raquel Lyra esta terça-feira. A líder Dani Portela convidou alguns deputados para um encontro na Alepe no final da manhã.


Depois do sucesso das festas de Natal e Ano Novo, o secretário de turismo e lazer do Recife, Antonio Coelho, vais ganhar ainda mais atenção do prefeito João Campos?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/ terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar