Notícias

João Campos mostra suas opções pra vice: Marília Dantas, no MDB, e Vitor Marques, no PCdoB

O prefeito João Campos demonstrou publicamente hoje que deseja ter como vice a secretária de infraestrutura Marília Dantas, filiada ao MDB ou o seu chefe de gabinete Vitor Marques, que filiou ao PCdoB. Os dois foram exonerados hoje o que mostra que o prefeito, se conseguir fugir ao cerco do PT, vai ficar com um desses dois. Os nomes foram pinçados com cuidado: quando garantiu a presença do MDB no seu palanque, o prefeito disse que o partido teria muita relevância a partir de agora, deixando no ar a possibilidade de escolher um nome filiado ao partido para companheiro de chapa; já Vitor Marques foi para o PCdoB para dar uma tapa de luva no PT de cuja Federação o PCdoB faz parte.

Marília como vice representa a presença da mulher na futura administração. Não optar por uma mulher depois de ter, por quatro anos, caminhado ao lado de Isabella de Roldão, seria complicado para explicar, até porque Isabella foi a primeira representante do sexo feminino a conseguir chegar a vice-prefeita da capital. Vítor Marques, homem de inteira confiança do prefeito, será o nome ideal se João negar a vice ao PT e tiver que acenar indiretamente ao partido e à esquerda, que terá uma nítida representante nesta eleição, a deputada estadual Dani Portela, do PSOL.

Existe uma Federação formada pelo PT, PCdoB e PV. Pelo estatuto da mesma, esses três partidos são obrigados a caminhar juntos na política. Em tese, qualquer um dos três terá o apoio dos demais em uma candidatura majoritária. Se colocar, portanto, Vitor Marques como vice, o prefeito estará praticamente que obrigando o PT a apoiar a solução proposta. Corre a versão nos meios políticos de que o deputado federal Renildo Calheiros, do PCdoB, muito bem articulado, seria um dos responsáveis pela sugestão salomônica dada a João Campos e optar por Vítor.

O presidente Lula ainda espera convencer o prefeito a colocar seu partido na vice. Ontem em Brasília ele recebeu os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão para ouví-los sobre o processo eleitoral do Recife e ainda esta semana ouvirá a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que este ano veio a Pernambuco e disse não trabalhar com a opção de seu partido ficar fora da vice de João Campos. Feito isso, Lula receberá o prefeito na semana que vem para colocar as cartas na mesa.

Redação Blog Dellas foto: divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *