João Campos diz que déficit habitacional do Recife é de 54 mil moradias
Ao participar da sabatina da Rádio Jornal esta segunda-feira, o prefeito João Campos disse que o déficit habitacional do Recife é de 54 mil moradias. Ele se contrapôs á informação dada pelo candidato Daniel Coelho que falou em 70 mil moradias em sua propaganda eleitoral e foi contestado pela Frente Popular, levando a justiça a proibí-lo de continuar citando esse número. Ao ser informado pelos entrevistadores de que o número de 70 mil constava em relatório da própria PCR o prefeito afirmou que o dado de 54 mil é o mais recente.
Ele também deu uma explicação sobre esse déficit. Alegou que não se trata de falta total de moradias mas de famílias que moram habitações subnormais como palafitas ou até que são obrigadas a pagar aluguel de valor acima de suas possibilidades. Ou mesmo de famílias que dividem a mesma residência com outras que não têm como adquirir uma casa própria.
Além dessa questão da área habitacional, João Campos foi indagado sobre denúncia feita pela candidata Dani Portela, do PSOL, segundo a qual creches do Recife estariam sendo entregues a cabos eleitorais de vereadores, caracterizando, na opinião da candidata, de uso da máquina pública com proveito eleitoral. O prefeito explicou que todas as entidades que cuidam das creches da capital foram selecionadas de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e que, se não corresponderem ao exigido, podem ser punidas ou retiradas do sistema. Informou que já há cinco processos desse tipo em andamento na Prefeitura levantando a possibilidade de entidades não estarem cumprindo o prometido.
O prefeito falou ainda de educação, saúde, segurança, e do relacionamento com a governadora Raquel Lyra. Disse que esteve com ela na época do carnaval mas que “ está à disposição para tratar de qualquer assunto de interesse do Recife” com a governadora. Sobre o projeto de recuperação da orla de Boa Viagem ele não adiantou quando vai ficar pronto. Afirmou que é obra em andamento como existem outras na cidade.
Sobre a eleição de 2026, tergiversou como tem feito em todas as entrevistas. Disse que só trata agora da eleição de 2024 e não quis confirmar se pretende se candidatar a governador. A entrevistada desta terça-feira na sabatina da Rádio Jornal é a candidata do PSOL, Dani Portela.
Redação Blogdellas Foto: Artur Borba/JC Imagem
e-mail:redacao@blogdellas.com.br