Notícias

JCPM lança Manifesto de Sustentabilidade com ênfase na diversidade, equidade e inclusão

Em noite comandada pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do seu Conselho de Administração, o JCPM lançou na noite desta terça-feira o seu “Manifesto de Sustentabilidade” que torna público o compromisso do grupo com o desenvolvimento ambiental, social e de governança – ASG – uma sigla criada para identificar empresas que seguem boas práticas nessas três áreas em todo o mundo. Além do manifesto, mostrado a um grupo representativo da sociedade civil pernambucana, o evento contou com palestra de uma das maiores autoridades nacionais nesta área, a advogada gaúcha Lisiane Lemos, que já passou pela Microsof e Google e hoje é secretária de estado no Rio Grande do Sul.

Lisiane destacou, com base no relatório e nas visitas feitas ao JCPM antes da palestra, que o trabalho aqui desenvolvido está entre os melhores de que tem notícia, destacando, entre os conceitos que utiliza para definir uma empresa bem conduzida nos dias de hoje no conceito ASG, o compromisso da direção com as metas estabelecidas, destinando os recursos necessários todos os anos para estes setores; as condições criadas para que o projeto tenha continuidade, incluindo uma boa equipe e acompanhamento permanente; e a obstinação em seguir as metas e expandir o trabalho para além da própria empresa, fazendo com que a sociedade dele participe.

Ela explicou que a realidade de hoje no mundo e também no Brasil demonstra que só empresas que seguem o conceito ASG vão ter futuro pois os consumidores estão cada vez mais interessados em saber se os locais que frequentam e dos quais consomem produtos respeitam o meio-ambiente, praticam a diversidade, inclusive nos seus postos de comando ; e utilizam parte dos seus lucros para projetos de inclusão social não só no ambiente próprio mas nos arredores. Citou explicitamente o trabalho que o Instituto JCPM desenvolve em Sergipe, Pernambuco, Salvador e Fortaleza com jovens em vulnerabilidade social. Em Recife destacou a promoção social da juventude que mora no entorno do Riomar. Em Sergipe o trabalho com a comunidade da Serra do Machado.

Por fim, disse esperar que o exemplo do JCPM sirva de modelo para outras empresas nesses estados, pedindo sua divulgação entre os empreendedores. No evento, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do Recife, João Campos, João Carlos Paes Mendonça destacou, no final, sua emoção com o que ouviu e fez um compromisso público de continuar mantendo os projetos de sustentabilidade com recursos orçamentários anuais para, não só assegurar o que está sendo feito como ampliar as metas estabelecidas.

João Carlos afirmou ainda que “essa visão que valoriza a geração de valor compartilhada, deve estar sempre presente na cultura do Grupo e deve ser perenizada pelas nossas próximas gerações de líderes. Para isso, a estruturação do Manifesto de Sustentabilidade e todas as ações que ele desencadeia a partir de 2023 são relevantes para que nossos negócios continuem sendo competitivos e tenham a licença social para operar nos grandes centros urbanos do Nordeste”.

O JCPM tem hoje participação em 11 shoppings (administra diretamente 7 deles) pelos quais transitaram no ano passado 124,5 milhões de consumidores. Na área social, já investiu R$ 15,3 milhões, atendendo diretamente a mais de 9 mil pessoas e indiretamente a 60 mil. O grupo emprega diretamente 3.400 pessoas, sendo 42,9% mulheres e 57,1% homens. Possui ainda o Sistema Jornal do Commércio de Comunicação composto por 498 profissionais sendo 132 jornalistas. Para produção do Manifesto foram ouvidas 427 pessoas.

Redação blogdellas- Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *