Jaboatão realiza primeiro mutirão de cirurgia de frenectomia lingual
Procedimento melhora a alimentação e contribui com o desenvolvimento de bebês e crianças
Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, realizou o primeiro mutirão de cirurgia de frenectomia lingual. A condição congênita, conhecida popularmente como “língua presa”, pode causar problemas no desenvolvimento oral, além de dificultar a amamentação. Nesse sentido, a rede de atenção à saúde disponibiliza três serviços qualificados para a avaliação do frênulo lingual/teste da linguinha, que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce, encaminhando quando necessário para a cirurgia de frenectomia, que será ampliada em julho, possibilitando diminuir o tempo de espera para o procedimento, bem como zerar a fila.
Todos os meses, são realizadas 20 cirurgias de frenectomia lingual, na Policlínica da Criança e do Adolescente, localizada no bairro de Piedade. Com o mutirão, serão 30 cirurgias, divididas entre esta sexta-feira e o dia 26 de julho. “A ampliação também está na faixa etária. Habitualmente, a cirurgia é realizada até os seis meses de vida, com o mutirão serão atendidas crianças de até dois anos de idade. A cirurgia de frenectomia lingual melhora a alimentação, a motricidade da língua, facilita o desenvolvimento da criança”, relata a Superintendente de Atenção à Saúde, Juliana Lopes.
Nesta manhã, as crianças agendadas para a data aguardavam a cirurgia. Uma delas era Benício Gomes, 5 meses. “Estava na fila desde abril. Eu sentia desconforto na mamada, principalmente quando ele era mais novo. Foi muito bom fazer a cirurgia hoje, foi rápida e a equipe muito atenciosa, fez de tudo para ele ficar calmo, parar de chorar, deu tudo certo”, contou a mãe do menino, Juliana Gomes.
Após a cirurgia, a criança vai para casa com as orientações para o cuidado e o agendamento para o retorno. “Na volta, a criança será avaliada pela odontologia e encaminhada para reabilitação com fonoaudióloga especializada, aqui mesmo, na Policlínica”, explica a coordenadora do serviço, Glauciete Acioli. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, desde a cirurgia com odontologista, até a reabilitação com fonoaudióloga e orientação nutricional. “É um cuidado que não finaliza na cirurgia”, reforça a Superintendente de Atenção à Saúde, Juliana Lopes.
Lembrando que esse é um serviço que precisa ser encaminhado pela Regulação. Para os pais que necessitam de orientações, a Policlínica da Criança e do Adolescente disponibiliza os telefones 81 3375-7850/ 3375-7851 e, ainda, o e-mail pcriancaadolescente@gmail.com. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.
Redação com assessoria – Foto: Chico Bezerra/PJG
E-mail: redacao@blogdellas.com.br