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Jaboatão prepara reestruturação do Transporte Complementar com Bilhetagem Eletrônica

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes informou que publicará, nesta quarta-feira (3), edital determinando prazo de 15 dias para os permissionários do Transporte Complementar do município contratarem o Sistema de Bilhetagem Eletrônica Municipal, Monitoramento e Gestão e de 60 dias para início da sua implantação.

Segundo a gestão, desde 2018, uma intensa batalha judicial entre os permissionários vinha adiando a implementação da medida. Na última quarta-feira (27), a Prefeitura intermediou reunião na qual a categoria aprovou os novos termos contratuais junto às empresas selecionadas, Tacom e Kim+. A partir da bilhetagem, os permissionários passam a ter possibilidade de contratação de financiamento, devendo adquirir novos veículos.

“A reestruturação do Sistema de Transporte Complementar Municipal passa pela Bilhetagem Eletrônica. Além de dar mais economia, segurança e praticidade aos usuários, ela traz dados fundamentais para um melhor gerenciamento do serviço por parte do município e para que os permissionários possam comprovar renda e contratar financiamento para melhorias e renovação da frota”, afirma o prefeito Mano Medeiros.

O secretário-executivo de Ordem Pública e Mobilidade, Carlos Sá, explica que alguns dos permissionários são cooperados, outros não. “Isso gerou um impasse entre eles na contratação do sistema, judicializado pela própria categoria. Com a recente liminar judicial, a aquisição da bilhetagem foi colocada em votação e aprovada pela maioria dos permissionários, devendo ser dada continuidade ao processo. O edital estabelece as regras para essa continuidade”, afirma. A seleção da empresa e aquisição dos equipamentos é de responsabilidade dos permissionários.

O Sistema de Transporte Complementar do Jaboatão tem 283 permissionários cadastrados, que cobrem 15 linhas municipais. Cada permissionário pode contratar seis operadores, sendo três motoristas e três cobradores. O regulamento estabelece uma circulação de 80% da frota, para que a frota reserva possa fazer as devidas manutenções e os operadores possam ter férias e folgas. Veículos com 10 anos ou mais precisam fazer, obrigatoriamente, pelo menos uma inspeção anual junto a órgão certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), que assegure as suas condições de funcionamento. A documentação de permissionários, operadores e veículos também precisam estar sempre regularizadas.

Redação com asssessoria – Foto: Divulgação
E-mail:redacao@blogdellas.com.br

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