Jaboatão: mutirão contra arboviroses visita mais de 3500 imóveis em Cajueiro Seco
Na manhã deste sábado (1°), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Infraestrutura, realizou um grande mutirão de serviços na comunidade Vera Lúcia, no bairro de Cajueiro Seco, com o objetivo de combater as arboviroses. A iniciativa veio após o resultado do 1° Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), que indicou uma infestação de 3,6% do mosquito Aedes Aegypti na área, colocando em situação de alerta.
Os Agentes de Combate às Endemias-ACE’S realizaram visitas domiciliares e atividades educativas, abordando os moradores sobre medidas preventivas essenciais como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e o descarte adequado de recipientes que podem acumular água, como pneus e vasos, lado a lado à educação ambiental no acondicionamento e descarte adequado do lixo. Além disso, ações de serviços urbanos como limpeza de canais, capinação, pintura de meio-fio, remoção de entulhos, entre outros, foram feitos no bairro.
A ação intersetorial envolveu cerca de 400 funcionários e contou com o registro da equipe de comunicação do Ministério da Saúde para divulgação nacional como experiência exitosa de combate e controle das arboviroses.
“A saúde da nossa população é prioridade, e ações como esta, mostram o nosso compromisso com a prevenção e o bem-estar dos jaboatonenses. Estamos agindo de forma rápida e eficiente para eliminar os focos do Aedes Aegypti. Pedimos a colaboração de todos para manter seus quintais limpos, eliminar recipientes com água parada e garantir que o nosso município fique protegido dessas doenças”, destacou o prefeito, Mano Medeiros.
Ao todo, 80 ACEs e aproximadamente 300 profissionais de serviços urbanos estiveram presentes para a realização da ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foram visitados mais de 3.500 imóveis.
“Ações como esta visam envolver a população juntamente com o poder público, para que entenda a importância da sua participação em minimizar os focos de dengue, ajudando a controlar a transmissão das arboviroses”, comentou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
Redação com assessoria Foto: Chico Bezerra/PMJG
e-mail: redacao@blogdellas.com.br