Notícias

Itamaraty pedirá explicações aos EUA sobre tratamento de brasileiros deportados

 

Brasileiros deportados em Manaus onde o voo pousou inicialmente e tiveram algemas retiradas

O Itamaraty pedirá explicações ao governo Trump sobre o tratamento dado aos brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG), na noite deste sábado(25). A aeronave norte-americana que transportava os deportados pousou inicialmente em Manaus (AM), na noite de sexta-feira (24). Durante a operação, a Polícia Federal (PF) foi informada de que os passageiros estavam algemados. Em respeito à soberania nacional, o governo brasileiro determinou que as algemas fossem retiradas e providenciou um avião da FAB para completar o trajeto até Belo Horizonte.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, esteve presente no desembarque das famílias, atendendo a uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O nosso posicionamento é que os países podem ter suas políticas migratórias mas nunca violar os direitos humanos de ninguém”, disse Macaé, ao recepcionar os brasileiros em Confins. “A gente não pode suportar a violação dos direitos humanos e o que aconteceu nesse voo foi a violação dos direitos dos brasileiros”, acrescentou em vídeo divulgado pelo ministério nas redes sociais.

Ontem a noite, o ministro Mauro Vieira se reuniu em Manaus com o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional.De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, na reunião, foi efetuado relato detalhado sobre os incidentes no aeroporto Eduardo Gomes envolvendo os cidadãos brasileiros transportados no voo de deportação.

Em nota publicada neste domingo (26/1), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) afirma que o uso indiscriminado de algemas e correntes em brasileiros deportados viola os termos de acordo com os Estados Unidos.

” O governo brasileiro considera inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas. O Brasil concordou com a realização de voos de repatriação, a partir de 2018, para abreviar o tempo de permanência desses nacionais em centros de detenção norte-americanos, por imigração irregular e já sem possibilidade de recurso.”, diz a nota.

O Ministério das Relações Exteriores vai encaminhar pedido de esclarecimento ao governo norte-americano e segue atento às mudanças nas políticas migratórias naquele país, de modo a garantir a proteção, segurança e dignidade dos brasileiros ali residentes.

O voo, que tinha como destino o aeroporto em Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.

As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tiveram início poucos dias após o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Na noite da última quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.

Redação com Metropoles e Agência Brasil/ Foto: Gov AM/divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *