Israel anuncia acordo de cessar-fogo com o Herzbollah
O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou esta tarde um acordo de cessar-fogo com o Herzbollah, que suspende os ataques entre os terroristas sediados no Líbano e o Exército Israelense iniciados em 8 de outubro do ano passado , um dia depois do início da guerra em Gaza, quando o Herzbollah atacou Israel em apoio ao Hamas.
O acordo começa com uma trégua de 60 dias, a partir desta quarta-feira . Ele foi intermediado pelos Estados Unidos e França. Israel vai retirar suas tropas do Sul do Líbano que ficará ocupado pelo Exército libanês. O Herzbollah por sua vez será deslocado para o norte do Líbano, distante da fronteira com Israel.
Segundo o primeiro ministro israelense ficou acordado que se, durante o período de trégua, o Herzbollah atacar Israel, o Governo israelense poderá contra-atacar com força.
Netanyahu apontou três motivos para aceitar o cessar-fogo: “ concentrar-se no Irã, reabastecer o suprimento de armas esgotados, dar um descanso ao Exército israelense e isolar o Hamas”.
O primeiro ministro celebrou a ação sobre o Herzbollah.
-“ Fizemos o Herzbollah retroceder décadas, eliminamos seus principais líderes, destruímos a maioria dos seus foguetes e mísseis, neutralizamos milhares de combatentes e destruímos anos de infraestrutura terrorista perto das nossas fronteiras”-concluiu.
Redação Blogdellas Foto: AFP
e-mail: redacao@blogdellas.com.br