Eleições 2022

Ipespe: Lula lidera com 43%; Bolsonaro tem 35%, e Ciro, 9%

Faltam 32 dias para o primeiro turno das eleições 2022. A polarização continua, de acordo com a última pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, divulgada na manhã dessa quarta-feira, 31. o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto. O levantamento é o primeiro feito pelo instituto após o início do período de campanha. Foi realizada entre os dias 26 e 29 de agosto, Lula tem 43% das intenções de voto – oscilação negativa de 1 ponto percentual em relação ao último levantamento, feito em julho. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem os mesmos 35% da pesquisa anterior.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também manteve os 9% de intenções de voto do último levantamento – desempenho 2 pontos menor do que sua melhor marca, registrada pela última vez em outubro do ano passado. Já a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 4% para 5%. Felipe D’Avila tem 1% das intenções de voto, mesmo patamar de julho.Os nomes de Pablo Marçal (Pros) – que briga na justiça pelo direito de manter a candidatura –, Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Roberto Jefferson (PTB), Vera Lúcia (PSTU) e Léo Péricles (UP) foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto. O candidato Constituinte Eymael (DC) constava na lista mas não foi citado por nenhum respondente.

Eleitores que dizem não votar em nenhum dos candidatos ou que declaram intenção de votar em branco ou nulo somam 4% dos entrevistados. Outros 2% não souberam ou optaram por não responder ao questionamento.

Considerando apenas votos válidos (ou seja, eleitores que declararam apoio a um dos candidatos citados), Lula tem 46% das intenções de voto, e Bolsonaro 38%. Já Ciro aparece com 10%, Simone com 5%, e D’Avila com 1%.

O Ipespe realizou 2.000 entrevistas telefônicas, conduzidas por operadores, entre os dias 26 e 29 de agosto – portanto, capturou os efeitos do início das campanhas no rádio e na televisão e as sabatinas de Bolsonaro, Ciro, Lula e Simone ao Jornal Nacional, da TV Globo. Já os impactos do primeiro debate entre os candidatos, realizado no domingo (28) se refletem parcialmente no levantamento, uma vez que parte das entrevistas foram realizadas antes.A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04347/2022.A margem de erro máxima é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança estimado em 95,45%. Isso significa que, se o levantamento tivesse sido feito mais de uma vez exatamente nas mesmas condições, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro.

Veja logo mais no blogdellas os comentários do sociólogo e cientista político Antonio Lavareda sobre a pesquisa.

Redação do BlogDellas-Fotos-Divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *