Ipespe-Abrapel: Lula tem 49% e Bolsonaro 43%.
Mais uma rodada do Termômetro da Campanha, pesquisa realizada pelo Ipespe-Abrapel e divulgada hoje, terça, 18. ” Lula que havia ampliado sua margem na rodada anterior agora lidera por quatro pontos na questão espontânea (46% X 42%), e seis na estimulada (49% X 43%)”, analisa o cientista político Antonio Lavareda.
Ele ressalta que o resultado da espontânea apresenta o mesmo intervalo do primeiro turno sobre o total do eleitorado. Excluídas as intenções de Voto em Branco e Nulos + Indecisos, tem-se 53% 47%.
O Termômetro também ouviu os entrevistados sobre o último debate da Band. Registrando recorde histórico de audiência, nada menos que 46% dos eleitores dizem ter assistido ao debate nas diversas plataformas. E mais um quinto (21%) “ouviu falar” do mesmo.
Lavareda afirma que “o empate visível segundo a avaliação do público reflete a disputa polarizada, além dos altos e baixos de cada candidato durante o mesmo. Para 42% Bolsonaro levou a melhor, enquanto para percentual parecido, 41%, Lula foi o vencedor. Os efeitos iniciais da longa trocam de acusações entremeadas de autoelogios foram aparentemente limitados. O Debate “melhorou” a opinião sobre ambos quase na mesma medida: Bolsonaro, 27%, e Lula, 26%. E “piorou” para 21% no que diz respeito a Lula, e 19% quanto a Bolsonaro. Porém, qualquer avaliação dos números das pesquisas sobre o evento deve levar em conta o perfil da audiência do ponto de vista das preferências eleitorais. É que o Debate foi assistido no todo ou em parte por 57% dos eleitores bolsonaristas, e por apenas 40% dos lulistas”.
A pesquisa foi realizada nos últimos dias 17 e 18 de outubro, com 1.100 entrevistados, tem margem de erros estimada em 3 pontos percentuais para mais ou menos e está registrada no TSE com o número de BR-06307/2022.
Redação com informações Ipespe/Abrapel – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogddellas.com.br