Inverno começa no Hemisfério Sul: veja previsão de chuvas para Pernambuco
O frio já começou a dar as caras em algumas partes do Brasil, mas o inverno só começa oficialmente no Hemisfério Sul nesta quinta-feira, 20 de junho, às 17h50, no horário de Brasília. Essa transição do outono para a estação mais fria do ano é marcada pelo solstício, um fenômeno em que a Terra atinge o ponto mais distante do Sol.
A palavra “solstício” vem do latim e significa “Sol parado”. Isso ocorre porque, a olho nu, o Sol parece parar sua trajetória quando atinge esse ponto. Nesse dia, não se percebe a mudança usual na posição do Sol ao nascer ou se pôr.
No Nordeste brasileiro, na prática, a tradição popular reconhece duas estações: a chuvosa e a de estiagem. Isso se deve às pequenas variações de temperatura e vegetação ao longo do ano, típicas de regiões próximas ao equador.
A Agencia Pernambucana de Aguas e Clima –Apac informou nas redes socais nesta quinta-feira, que essa estação traz mudanças importantes. As temperaturas atingem seus níveis mais baixos em todo o estado, e as precipitações são mais intensas na região metropolitana e zonas da mata. Confira os volumes normais de chuva para o período , segundo previsão da agencia:
Agreste Pernambucano: 272,2 mm
Mata Pernambucana: 537,8 mm
Região Metropolitana de Recife: 709,5 mm
São Francisco Pernambucano: 38,0 mm
Sertão Pernambucano: 61,2 mm
As menores temperaturas médias registradas estão em localidades com altas altitudes, tanto no sertão quanto no agreste. Alguns dos lugares mais frios incluem:
Garanhuns e Araripina: 16,3 ºC
Sertânia e São José do Egito: 15,9 ºC
São Bento do Una: 15,9 ºC
Triunfo: 15,2 ºC
O inverno de 2024 vai até o dia 22 de setembro, quando a primavera começa oficialmente.
Redação Blogdellas com assessorias e veículos Foto: Marcello Casal/Agencia Brasil
e-mail:redacao@blogdellas.com.br

