Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP escolhe novos dirigentes dia 17 de junho
O pleito terá chapa única, com Érika Ferraz e Eric Castro Silva como candidatos a presidente e vice-presidente para o biênio 2024-2026.
O tradicional Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP reúne seletos profissionais atuantes do mercado local e anuncia eleições no dia 17 de junho próximo para a escolha da nova presidência e diretoria que substituirão a gestão atual do advogado Gustavo Ventura, atuante na área de Direito Tributário Internacional e à frente do instituto desde 2020. O pleito terá chapa única, com Érika Ferraz e Eric Castro Silva como candidatos a presidente e vice-presidente para o biênio 2024-2026.
“As eleições do IAP irão ocorrer das 11h às 17h, na sede da OAB/PE , na Rua do Imperador Pedro II, 346. O Presidente da Ordem em nosso estado, Fernando Lins, cedeu gentilmente o espaço para tanto. Tenho certeza de que os novos dirigentes farão um grande trabalho com a sua diretoria e conselho”, destaca o advogado Gustavo Ventura.
“O IAP tem orgulho do seu passado e está comprometido com o futuro da ordem jurídica pernambucana”, adianta Érika Ferraz. “Discutir um novo e moderno Estatuto, criar uma sede para a instituição, ampliar a revista do instituto, promover maior aproximação do IAP com outras instituições integradas por advogadas e advogados, realizando eventos, tais como conferências, cursos, seminários, além de se aliar a causas oportunas para o segmento da advocacia, são desejos de realizações da próxima gestão”, afirma a advogada, animada com os novos desafios a cumprir.
Candidatos
Érika Ferraz é graduada em Direito pela UFPE (1996) e pós-graduada em Direito Empresarial pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco. Conclui, ainda neste 2024, mestrado em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Integra como sócia-fundadora o escritório pernambucano Ferraz & Friedheim Advogados Associados, onde milita na advocacia tanto no Estado quanto em São Paulo desde 1997. Ela também integrava a atual gestão do IAP como vice-presidente de Gustavo Ventura. Érika foi ainda a primeira advogada a exercer o cargo de Desembargadora titular no TRE/PE dos anos de 2015 a 2019 (dois mandatos), e ainda foi a primeira ouvidora mulher da instituição. Mantendo esse caminho de pioneirismo, será a primeira advogada a exercer o cargo de Presidente do Instituto (IAP). Além disso, foi diretora de várias instituições de advogados e membro da comissão nacional de Direito Empresarial da OAB.
Na presidência do Instituto terá ao seu lado, como vice, o advogado e professor Eric Castro e Silva, advogado tributarista com mais de 15 anos de experiência, Doutor em Direito pela USP e Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge. Castro e Silva é formado pela UFPE e também atua naquela universidade como professor de Direito Financeiro e Tributário. Foi membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Integra como sócio-fundador o escritório Castro e Silva Galvão Advogados. Castro e Silva afirma que o que o motivou a esse novo desafio foi o compromisso de Érika em seguir agregando os melhores nomes do Direito do nosso Estado para consolidar cada vez mais o IAP pernambucano como referência nacional. “Érika e eu vamos continuar a nos apoiar nos ombros dos gigantes que nos antecederam na direção do IAP para conseguirmos dar a devida e merecida dimensão nacional ao nosso Instituto”.
Pioneirismo e tradição: O Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP foi criado em 1851, sendo um dos mais antigos institutos deste segmento no nosso país, a exemplo do IAP de São Paulo (1874). É respeitado pelo seu pioneirismo e protagonismo em prol da advocacia. “O instituto tem sido alvo de grandes e importantes debates entre os profissionais da área jurídica e tem ampliado a sua atuação cada vez mais, sendo considerado uma entidade de notória relevância para a advocacia”, conclui Érika Ferraz.
Redação com assessoria Foto/arte:divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br