Notícias

Instituto Banco Vermelho lembra vítimas de feminicídio com ação em Boa Viagem

O Instituto Banco Vermelho, manifesto de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, realiza amanhã (08), Dia Internacional da Mulher – mundialmente conhecido como 8M- , ato de sensibilização por meio de intervenção urbana na praia de Boa Viagem. Será em memória às vítimas de feminicídio em Pernambuco e em prol da vida das mulheres. Com a instalação de 100 bancos cenográficos na faixa de areia de uma das praias mais conhecidas do país, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e da população para o combate ao feminicídio.

A inspiração para a iniciativa neste 08 de março vem da intervenção realizada na Cidade do México, batizada de “Zapatos Rojos”, protesto idealizado por uma artista plástica que perdeu sua irmã para o feminicídio e consiste na colocação de centenas de sapatos vermelhos em uma praça localizada no coração da Cidade do México. A presidente do Instituto Banco Vermelho, Andrea Rodrigues, enfatiza: “Sabemos que o enfrentamento é diário. Infelizmente, o Brasil vive um momento de grande escalada da violência contra a mulher. Mas acreditamos na mudança deste cenário por meio de iniciativas sociais educativas, medidas preventivas para a segurança das mulheres e da implantação de políticas públicas com foco no feminicídio zero”.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em dezembro/2023, o Brasil registrou uma pequena redução no número de feminicídios. De janeiro a outubro de 2023 foram registrados oficialmente 1.158 feminicídios, uma queda em torno de 2,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior (2022). Desta forma, faz-se a leitura que, em média, quatro mulheres são vítimas de assassinato em razão do seu gênero no país.

Em Pernambuco, sede do Instituto Banco Vermelho, o cenário não é diferente. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social, o estado contabilizou oficialmente 69 feminicídios no período de janeiro a dezembro de 2023. Além disso, o estado registrou mais de 47 mil casos de violência familiar e doméstica contra a mulher (jan/nov de 2023).

O ato na praia de Boa Viagem-PE contará com a instalação de 100 bancos cenográficos (60cm de altura/cada) na cor vermelha com a aplicação de frases de impacto em combate à violência contra a mulher, e nomes de vítimas de feminicídio. A diretora executiva do Instituto Banco Vermelho, Paula Limongi, destaca: “Atuamos em diversas frentes de mobilização e articulação em todo o país, abrindo canais de diálogo com todos os poderes e iniciativas privadas para a implantação de medidas educativas, informativas e culturais para a transformação social a respeito da violência contra a mulher. Essa é uma causa nossa, em coletividade”.

O ato 8M do Instituto Banco Vermelho conta com o apoio da Uninassau, por meio do Grupo SER. A instituição é uma das incentivadoras do movimento, recebendo nesta semana, inclusive, intervenção de impacto do instituto, com banco cenográfico em unidade no Recife-PE, e selo por ser o primeiro centro de ensino a apoiar o movimento em combate ao feminicídio e à violência contra a mulher.

Redação com assessoria – Foto: Divulgação E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *