Notícias

INSS: perícias com médicos em greve são reagendadas

O INSS está mudando o dia de atendimento para exames de perícia médica a partir desta segunda-feira (27). A nova data será informada pela Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.O reagendamento acontece devido à greve dos peritos. Desde setembro do ano passado, cerca de 10% dos médicos estão com atendimento reduzido.

O motivo da greve, de acordo com o INSS, é a inconformidade de associação da categoria com acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que declarou ilegais dispositivos do acordo de greve de 2022, que reduziu em 40% a produtividade dos peritos.

“Seguindo decisão do TCU, o Ministério da Previdência Social criou novo Programa de Gestão e Desempenho para a categoria, o que resultou em aumento da produtividade. A adesão ao novo PGD atingiu 90% dos peritos.”

A partir desta segunda-feira  os profissionais terão os pontos cortados e as agendas suspensas durante a greve. O Ministério da Previdência Social informou que os médicos que já aderiram à greve terão as agendas suspensas integralmente e haverá desconto integral dos salários. Já os profissionais em estado de greve terão as perícias automaticamente reagendadas para outro perito que esteja atendendo normalmente.

A medida, segundo a Previdência Social, foi adotada para proteger os segurados e garantir os atendimentos. Mas a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais considerou a determinação ilegal e com indícios de crime. Ainda afirmou que o Departamento Jurídico estuda algum tipo de ação contra a decisão

Redação com Rádio Nacional Foto: Valter Campanato-AB

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *