Inclusão das PcDs e o fator diversidade no século 21

 


Há três décadas a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado no dia 03 de dezembro.

“Inovação para mais Inclusão” é o tema escolhido em 2022 para marcar a data. 

É impossível falar em inovação sem o comprometimento dos governos e da sociedade civil em “cumprir a promessa da tecnologia, adotando tecnologias assistivas e acessibilidade digital para acabar com a divisão/exclusão digital e proteger os direitos humanos nesse espaço.

A agenda de 2030 destacou a necessidade de capacitar pessoas com deficiência para um desenvolvimento inclusivo, equitativo, fundamental e parte para o Desenvolvimento Sustentável.

O Relatório Global sobre Equidade em Saúde para Pessoas com Deficiência da ONU aponta que o número de pessoas com deficiência aumentou em todo o mundo para 1,3 bilhão, ou 1 em cada 6 pessoas.

Além do fator diversidade: um mundo contemporâneo e com uma comunicação viral, onde o debate anticapacitista cresce nas redes sociais na velocidade em que as PcDs se empoderam dos seus direitos e cobram uma dívida imensa: o direito de pertencer socialmente.

Inclusão é uma condição essencial para defender os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. E a inclusão também inclui você. Requer esforço coletivo. Façamos todos a nossa parte.

*Daniela Rorato é Ativista em defesa das PcDs e Empreendedora social

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar