Notícias

Imperatriz é campeã falando da saga do pernambucano Lampião



Este ano, como destacara anteriormente o Blogdellas, Pernambuco foi tema de duas escolas na Marquês de Sapucaí : Mocidade Independente de Padre Miguel e Imperatriz Leopoldinense. A primeira, destacou Vitalino e os bonecos de barro do Alto do Moura de Caruaru, e a segunda a saga do cangaceiro pernambucano Lampião, de acordo com a Literatura de Cordel, outro primor da cultura popular estadual. Se a Mocidade ficou em 11.o lugar no julgamento das escolas, a Imperatriz acabou campeã do desfile, após 22 anos de espera. E venceu em todos os quesitos. Não deixou para ninguém.


A saga de Lampião trazida pela Imperatriz girou em torno da peleja do cangaceiro com São Pedro e Satanás, após sua morte e a recusa para entrar no céu e no inferno. Os folhetos que serviram de base para contar a história são de autoria do também pernambucano José Pacheco (falecido em 1954) e são clássicos da Literatura de Cordel. Intitulados “A chegada de Lampião no Inferno” e “O grande debate que teve Lampião com São Pedro” eles mostram o imaginário do homem nordestino a respeito do cangaceiro que era visto, por uns, como justiceiro do bem e, por outros, como arruaceiro e matador sanguinário.



A Imperatriz é detentora de nove títulos de campeã do grupo principal do carnaval carioca, conquistados em 1980, 1981, 1989, 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2023. Sendo que em 1980, 1989 e 2001 foi campeã obtendo nota máxima em todos os quesitos. Desfilou pela primeira vez em 1960, com um enredo em homenagem à Academia Brasileira de Letras. Porém, apenas em 1972 ganhou notoriedade, após fazer parte da novela Bandeira 2, da Rede Globo. Naquele ano, apresentou o enredo Martim Cererê, conquistando o 4.º lugar. O samba-enredo daquele ano foi o primeiro a ser incluído em uma trilha sonora de telenovela. Em 2012, outro samba da escola – Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós! – do carnaval de 1989, seria o primeiro samba-enredo utilizado como tema de abertura de uma telenovela. Nesse caso, na novela Lado a lado.

Redação blogdellas com veículos. Fotos: Divulgação/Agência Brasil

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *