IMIP promove campanha sobre uso correto de medicamentos com ações de saúde à população
Atividade acontece às 7h30 desta terça-feira (20), no Imip, com realização da FPS
O curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e o IMIP promovem, nesta terça-feira (20), a partir das 7h30, a campanha para incentivar o uso correto de medicamentos. O evento, que oferecerá diversos serviços gratuitos à população, acontece na Praça da Santa, dentro do Imip.
Além de informar os pernambucanos sobre os riscos da automedicação, a atividade terá serviços de glicemia e aferição de pressão, orientação farmacêutica, coleta de medicamentos vencidos ou sobras de tratamento. Além disso, os presentes poderão participar de jogos educativos para todas as idades.
“Porque o que buscamos com essas ações é levar e disseminar o conhecimento sobre o uso dos medicamentos e que àqueles que participem seja multiplicadores dessas informações corretas e seguras”, disse a doutora em Ciências Farmacêuticas e coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, Flávia Morais.
BRASIL TOP-10 EM AUTOMEDICAÇÃO
O Brasil está entre os dez países no mundo que consome mais medicamentos. Além disso, alarma também o elevado número de farmácias que surgem nas cidades e que faz esse indicador subir ainda mais. Associado a essa prática do consumo, vem também a “cultura da automedicação”. É conhecido que as pessoas mantêm em suas casas verdadeiras “farmácias’’.
Devido a esse cenário preocupante que impacta diretamente na saúde pública e buscando conscientizar a população dos riscos inerentes a essa prática, o mês de maio ficou conhecido pela Campanha Nacional, promovida pelo Conselho Federal de Farmácia, para incentivar o uso racional, ou seja, correto dos medicamentos.
“Usar medicamentos de forma correta implica em se ter um diagnóstico e a melhor escolha terapêutica para o tratamento, a definição do tempo de tratamento com orientações para a administração correta. Além disso, orientar essa pessoa sobre o que fazer com o que sobra do tratamento ou até mesmo com as embalagens, ou seja, vai além do uso, deve ser abordado também como descartar-se esse produto”, pontuou Flávia.
MEDICAMENTO GENÉRICO
Paralelo a esses pontos, vêm também na definição de Uso Racional do Medicamento, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1985, que o tratamento prescrito deve contemplar também na sua escolha, um menor custo, isso está posto para que se garanta o acesso e adesão ao tratamento proposto. Sendo assim, corroborando, aqui no Brasil, temos a Lei de Medicamentos Genéricos que é a Lei nº 9.787 de 1999, que estabeleceu a possibilidade de produção e comercialização de medicamentos com patentes expiradas.
Essa lei promoveu a concorrência no mercado farmacêutico, possibilitando que diferentes laboratórios produzirem e comercializarem medicamentos com a mesma substância ativa. E assim, no dia 20 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Medicamento Genérico. O medicamento genérico é crucial para a saúde pública no Brasil, facilitando o acesso a medicamentos eficazes e acessíveis para a população. Assim, o uso racional é garantido.
SERVIÇO
Data: terça, 20 de maio
Horário: 7h30
Local: Praça da Santa, no IMIP
O que terá: glicemia e aferição de pressão, orientação farmacêutica, coleta de medicamentos vencidos ou sobras de tratamento e jogos educativos para todas as idades. Além de orientações sobre uso racional de medicamentos e medicamentos genéricos.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

