Notícias

Ilha do Leite: O poder transformador do urbanismo tático

Aprendemos com os grandes idealizadores de ambientes para as pessoas viverem bem que o urbanismo tático pode democratizar o acesso às ruas, às cidades. E ainda deixá-las lindas.

E é o que está acontecendo com a Ilha do Leite, com as intervenções ali criadas .O entorno da bucólica praça Dr. Fernando Figueira, ex- Miguel de Cervantes, com sua bela Igreja Nossa da Saúde já chama atenção e merece aplausos, incentivos, elogios: ganha uma nova sinalização de urbanismo tático para ordenar o fluxo de veículos e melhorar a qualidade da travessia dos pedestres com novas opções e ampliação de calçadas com a sinalização. Com toda a extensão do chão disponível, colorida. Vibrante. Deixando clareza nas informações e beleza para quem passa. Para ser vista do alto, ou de baixo. Uma beleza.

O objetivo , segundo a CTTU, é aumentar a segurança viária, o conforto e o espaço para os pedestres. A área vai ter a sinalização requalificada após o recapeamento das vias. Decisão acertada.

O uso do urbanismo tático deve induzir os condutores à adequação de velocidade – no local, desde 2019, a velocidade máxima foi regulamentada para 30 km/h. A mudança fez o número de sinistros no trânsito diminuir em 75%, segundo a CTTU. Os serviços avançam também pela rua Capitão José da Luz. Essas áreas vão contar com estacionamento Zona Azul. Ao todo, serão 88 vagas rotativas para garantir que mais pessoas utilizem o espaço público. Os condutores poderão permanecer por duas horas no local, podendo renovar o tíquete uma vez.

Segundo a CTTU, equipes técnicas realizaram pesquisa observacional no local e identificaram que muitos caminhos realizados pelos pedestres que ainda não tinham travessia ; que as pessoas recorriam ao leito viário, o que causa o risco de sinistros de trânsito; e que o projeto precisa aumentar a oferta de travessias de acordo com a linha de desejo dos que estão a pé . E para ficar tudo nos trinques, falta também uma possível instalação de sinal de trânsito na altura do Colégio Poeta Manuel Bandeira, nos arredores da pracinha. Os ocorridos recentes ali são preocupantes e justificam o nosso alerta. Essa área, sabemos, é de grande fluxo, reúne pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida e, ainda, crianças, porque a Ilha do Leite além de ser polo empresarial é também polo médico e concentra ainda serviços escolares.

A Ilha do Leite carece desses cuidados. E a CTTU merece parabéns.

Redação Blogdellas – Imagem: Blogdellas.

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *