Idosos devem reforçar cuidados com a saúde bucal para prevenir doenças
A saúde bucal é um aspecto fundamental do bem-estar geral em todas as fases da vida, mas ganha uma importância ainda maior na terceira idade. À medida que as pessoas envelhecem, mudanças naturais no corpo e a predisposição para doenças podem afetar a saúde bucal.
De acordo com a cirurgiã-dentista e coordenadora da clínica Odonto FPS, Cândida Guerra, alterações podem ocorrer na cavidade oral, como a xerostomia (boca seca), que aumenta o risco de cáries e infecções. “Além disso, a diminuição da função imunológica e a presença de doenças crônicas, como diabetes, podem complicar a saúde bucal dos idosos”, afirma.
“Outro problema frequente é a perda dentária, devido à má higiene oral, à falta de tratamento de cáries e doenças periodontais, por exemplo. Especificamente as doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, podem levar à perda óssea e dentária se não forem tratadas adequadamente”, acrescenta. Além disso, Cândida informa que a presença de outras condições médicas e o uso de alguns medicamentos, com seus efeitos colaterais, também podem impactar na alteração do pH da saliva ou na diminuição do fluxo salivar.
Cuidados e prevenção
Esses problemas não afetam apenas a estética e a função mastigatória, mas também a saúde e a qualidade de vida de modo geral. Por isso, é necessário que os cuidados e medidas preventivas sejam reforçados. “O envelhecimento não significa dizer que essas condições acontecerão com todos. Quando são adotados os devidos cuidados com a saúde bucal do idoso, é perfeitamente possível ter dentes bonitos e saudáveis”, ressalta Cândida.
A abordagem de cuidados inclui manutenção de uma boa higiene bucal, com escovação regular e uso de fio dental, bem como visitas periódicas ao dentista para exames e limpezas. A atenção nas condições médicas subjacentes também pode fazer uma grande diferença.
Próteses – De acordo com Ministério da Saúde, mais de 4 milhões de idosos no Brasil necessitam de prótese parcial (em uma das arcadas dentárias) e outros 3 milhões precisam de prótese total (nas duas arcadas). Neste cenário, a profissional alerta: “precisam ser bem ajustadas e cuidadas para evitar desconfortos e complicações adicionais. O acompanhamento odontológico é de extrema importância”.
Atendimento gratuito-Com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos, a clínica Odonto FPS, localizada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Avenida Mascarenhas de Morais, 4861, na Imbiribeira, funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h. Para as comunidades do entorno (Tijolos, Tijolinhos e Rua da Linha), o serviço é oferecido de forma gratuita. Também é oferecida gratuidade para o público de 0 a 17 anos das comunidades que envolvem o Conselho de Comunidades da Imbiribeira e do Instituto Shopping Recife. Para mais informações e agendamentos: telefone (81) 3312-7777.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br