Notícias

Greenwald questiona poder de Alexandre de Moraes e é criticado pela esquerda na Internet

Polêmico e provocador, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, residente no Brasil, foi celebrado pela esquerda brasileira em 2019 quando, através do que se apelidou de Operação Vaza Jato, publicou no site Intercept, do qual fazia parte, mensagens supostamente trocadas entre procuradores da Lava Jato e o ex-ministro Sérgio Moro (até hoje os acusados negam ) que deixaram a Lava Jato sob questionamentos, a partir dos quais o STF mudou a postura em relação à operação, transferindo o seu foro para Brasília – o que fez o trabalho voltar à estaca zero – e permitindo que o ex-presidente Lula voltasse a disputar a presidência da República.

Esta semana, porém, o antes celebrado Glenn usou sua página pessoal no Twitter para criticar a postura do ministro Alexandre de Moraes e caiu em desgraça incontinenti. Foi questionado de forma severa pelos simpatizantes de Lula e do PT e participou de um bate-boca virtual com o jornalista Chico Pinheiro (ex-Rede Globo) agora filiado ao PT. “Existe agora ou já existiu uma democracia moderna onde um único juiz exerce o poder que Alexandre de Moraes tem no Brasil? Não consigo pensar em nenhum exemplo, sequer próximo”- escreveu Gleen. Chico Pinheiro indagou “ Qual é a tua Glenn? Há alguma informação relevante a dar? O país ameaçado à beira de um golpe, o judiciário em recesso e você vem criticar quem luta contra o terrorismo bolsonarista? Existe alguma democracia moderna em que a sede dos poderes foram tomadas e destruídas por terrorismo doméstico?”

Glenn respondeu “Os poderes que Moraes vem exercendo são inéditos em uma democracia moderna. Tem sido questionados no mundo e por diversos especialistas jurídicos”. E acrescentou “ uma das maiores ironias da extraordinária popularidade de Moraes entre a mídia e a esquerda é que serviu como ministro da justiça e depois foi indicado para o STF por um presidente e um Governo (Temer) amplamente considerado na época não só ilegítimo mas golpista”. A polêmica continua na postagem feita por Glenn em seu endereço no Twitter @ggreenwald. O blogdellas recomenda a quem desejar acompanhar e participar acessar o endereço acima. O debate está acirrado e é muito interessante ver as opiniões diversas sobre um tema que tem sido muito citado em nosso país nos últimos dias.

Redação blogdellas- Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *