Grande Recife vive calamidade com mais de 30 mortes já confirmadas
Com algumas áreas da capital chegando a registrar mais de 400 milimetros de chuvas nas últimas 96 horas, o Grande Recife, que engloba 14 municípios, registra mais de 30 mortes de ontem para hoje com deslizamentos de barreiras nas áreas de morro e o soterramento de crianças, jovens e adultos.
Água entra até dentro de um ônibus no UR-11, Ibura. Pra você ter noção da gravidade do nível da água! Surreal o que está acontecendo hoje! pic.twitter.com/Rfv7xuuIo2
— Recife Ordinário (@recifeordinario) May 28, 2022
O Governo do Estado mantém prontidão no Palácio do Campo das Princesas, a Prefeitura do Recife liberou escolas e creches para atender aos desabrigados e o presidente Jair Bolsonaro designou um grupo de ministros para visitar o estado e socorrer no que for necessário.
Além disso, os shoppings não abriram hoje por falta de condições de funcionamento e todos os pré-candidatos a governador suspenderam as agendas no final de semana e se solidarizaram com as vítimas.
Na Zona da Mata Norte, onde as chuvas também tem sido intensas, os açudes estão cheios e sangrando, o que pode obrigar a liberação de água para evitar arrombamentos, prejudicando ainda mais a população.
Esta tarde as chuvas, que impediram o transito de veículos nas principais ruas da capital pela manhã, obrigando o fechamento do comércio, tiveram a intensidade reduzida mas o serviço de meteorologia prevê que as chuvas continuem por mais 24 horas.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido convocou pela manhã padres, diáconos e leigos das paróquias da Região Metropolitana para socorrer os desabrigados nas Igrejas e recolher donativos.
A Prefeitura do Recife informou que ativou o plano de contingência municipal.Vejamos o que fala o prefeito João Campos para quem precisa deixar as áreas de risco:
Blogdellas com informações dos veículos, dos órgãos municipais.