PSB faz contas de votos e monta estratégia para tentar colocar Danilo no segundo turno.

 


Acostumado, nos últimos 16 anos, a nadar de braçadas e ver seus candidatos como favoritos nas disputas majoritárias do Recife e de Pernambuco, o PSB, ao mesmo tempo que tentar desgastar Marília Arraes na TV e através de demandas na justiça eleitoral, começou a montar uma estratégia nos bastidores, com base em pesquisas e no apoio de dezenas de prefeitos, para tentar levar o seu candidato a governador Danilo Cabral para o 2° turno.

Uma fonte do partido revelou ao Blogdellas que “nas pesquisas internas, Danilo está em segundo lugar, mas ainda muito perto dos demais concorrentes”. A estratégia seria tirar alguns pontos de Marília na TV, continuando com a desconstrução de sua imagem via orçamento secreto (emendas parlamentares sobre as quais não se precisa prestar contas previamente), e começar a preparar um exército de militantes para animar a eleição ao ponto de, no dia do pleito, 2 de outubro, avançar 3 ou 4 pontos, o que garantiria, na visão dos planejadores partidários, a segunda colocação na disputa.

Como se vê, para um partido que sempre andou na frente nas eleições dos últimos anos, falar em 3 a 4% de votos é uma mixaria, mas também demonstra que o mar não está mesmo pra peixe no ninho socialista. As intenções de voto têm sido medidas por milímetros. A mesma fonte acima faz uma aposta na possibilidade de “os 25 a 30% dos eleitores que afirmam, nas pesquisas, apoiar o governador Paulo Câmara, virem a optar por Danilo. Se isso ocorrer, o segundo turno está garantido” – conclui. Por isso já há nos arredores da Frente Popular quem critique a ausência de Paulo na propaganda eletrônica. A conclusão agora é que, por causa da Marília, só o pedido de votos de Lula não vem sendo suficiente”.

Ausência de Danilo na propaganda dos deputados

Outra providência que está sendo tomada é em relação aos candidatos a deputado que não estão colocando o nome de Danilo no material de campanha e nem programando visitas a suas bases. Um deputado estadual da Frente Popular lembrou ontem que “tem bandeira de candidato nas ruas do Recife onde o nome de Danilo está tão pequeno que ninguém consegue ler”. Essa observação vem sendo feita inclusive a respeito da bandeiras de Pedro Campos, candidato a federal, e com poder de transferir votos para o candidato a governador.

A explicação é que votos estão escassos

Na Assembléia Legislativa, deputados entendidos na matemática dos votos, estão prevendo que o PSB só consegue eleger cinco deputados federais e que, tendo um candidato a governador que ainda não reagiu suficientemente nas pesquisas, fica difícil se atrelar demais a ele e acabar perdendo o mandato. A situação é tão delicada que deputados muito atuantes devem disputar, pelas contas feitas na Alepe, as vagas de sobra ( aquelas que são conseguidas após o preenchimento dos principais lugares).

Presença de presidenciáveis

Além da candidata a presidente Simone Tebet (MDB), que esteve no Recife esta quarta-feira ao lado da vice Mara Gabrilli, hoje será a vez do candidato Ciro Gomes estar na capital para entrevistas, visitas a comunidades e para conhecer o Porto Digital. Será acompanhado pela militância e pela vice-prefeita da capital Isabela de Roldão, do PDT (mesmo partido de Ciro). O presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro chega a Pernambuco no sábado e cumprirá agenda em Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Garanhuns. Está previsto para o dia 20 um comício do ex-presidente Lula na Praça do Carmo.

Pergunta que não quer calar: o PSB consegue mesmo levar Danilo para o segundo turno?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar