Notícias

Governo de Pernambuco apresenta balanço final do Carnaval 2024

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira (19), o balanço geral do Carnaval deste ano no Estado. O evento em 2024 movimentou R$ 3,05 bilhões em Pernambuco, segundo o governo estadual. O valor, divulgado em coletiva de imprensa, representa um aumento de 9% em relação a 2023 e de 30% se comparado com a festa de 2020.

CULTURA – De acordo com a gestão, os valores investidos correspondem a R$ 20 milhões – duas vezes  maior que o orçamento de 2023 -, destinados à contratação de 1.038 artistas, 40% deles grupos de cultura popular.  O número total representa um aumento de mais de 60% em contratações artísticas em relação ao ano anterior. Agremiações como, o Homem da Meia-Noite, Patrimônio Vivo de Pernambuco radicado em Olinda, assim como o Galo da Madrugada, bem cultural do Recife, receberam apoio do Governo do Estado este ano.

“Conquistamos nosso objetivo de fazer uma festa que celebrou e promoveu nossas raízes, em que democratizamos cada vez mais o acesso à cultura, tanto na fruição quanto na produção. O Carnaval de 2024 foi marcado pela implementação de políticas afirmativas de cotas relativas à identidade de gênero, PcDs e povos tradicionais e originários, além da ampliação do apoio a eventos no interior do Estado ”, celebrou Cacau de Paula, secretária estadual de Cultura.

TURISMO – Na área do turismo, houve um aumento de 22% no número de turistas em relação a 2020 e 4% a mais que em 2023. No total, 2.352.791 pessoas circularam pelo estado durante o período festivo, impulsionando a economia local e gerando um impacto positivo em diversos setores.  A alta procura por hospedagem resultou em uma ocupação hoteleira média de 95,04%. Um índice de 94% dos turistas entrevistados afirmou que pretende voltar ao Carnaval pernambucano em outras ocasiões, com um percentual médio de avaliação ótimo/bom de 95,23% para os principais polos da folia. Outro destaque da pesquisa foi a preferência dos visitantes por artistas regionais, com 74,50% dos entrevistados indicando essa preferência.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, ressaltou os bons resultados da folia deste ano. “Mais uma vez o Carnaval de Pernambuco mostrou que é o melhor, o que tem mais tradição e mais cultura em todo o Brasil. Artistas locais valorizados junto com a nossa cultura. Pernambuco é isso. Cultura, tradição e o melhor Carnaval do Brasil”, comemorou.

O Aeroporto dos Guararapes registrou um crescimento de 22,29% no número de passageiros em comparação com 2023, com 381.776 pessoas circulando durante o carnaval. O número de voos semanais também aumentou em 19%, confirmando a alta demanda pelo destino. O Terminal Integrado de Passageiros (TIP) também registrou um aumento significativo no fluxo de pessoas, com 72.336 passageiros circulando durante o período carnavalesco, um crescimento de 26% em relação a 2023.

SECMULHER – Além do já tradicional trio comandado só por mulheres no Galo da Madrugada, no Recife, no Carnaval deste ano, as técnicas da Secretaria da Mulher realizaram ações em 23 municípios pernambucanos. Diferentemente do ano passado, quando as ações se concentraram em apenas duas cidades. O objetivo da interiorização das ações foi massificar as campanhas educativas de enfrentamento à violência contra a mulher com cartilhas, leques e tatuagens com os temas “Tem que Respeitar” e “Não é Não”, por todo o Estado.

“A campanha de prevenção à violência contra as mulheres foi feita de forma totalmente integrada com outras secretarias. A parceria com a SDS nos possibilitou criar as rotas de distribuição de material e a definição das quantidades para que pudéssemos alcançar todo o Estado”, destacou a secretária da Mulher, Mariana Melo.  

Redação com assessoria – Foto: Divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *