Golpe do FGTS no Caixa Tem: Como não não cair

Por ser fácil de acessar e conhecido por milhões de brasileiros, o Caixa Tem é um alvo corriqueiro de criminosos interessados em roubar o saque-extraordinário do FGTS. Um novo golpe vem acontecendo no aplicativo, utilizando dados dos usuários para sacar até R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço 2022, como explica Ricardo Galvão, Doutor em Finanças e docente da Wyden.

 

 

“O ataque mais comum é conhecido como engenharia social, que consiste em obter dados pessoais que permitam o acesso total à conta do usuário. Para roubar a senha dos usuários, os criminosos costumam enviar mensagens SMS falsas informando que a senha do aplicativo expirou e disponibilizando um link que leva a um website falso semelhante ao do banco. Ao digitar a senha no referido site falso, o cliente fornece aos criminosos o login e a senha do seu aplicativo, sendo o bastante para que perca todo o dinheiro que lá está depositado”, esclarece o professor.

Muitas pessoas têm se sentido inseguras com esse novo golpe. Por isso, o docente da Wyden traz dicas importantes, orientando como não cair na ação dos criminosos. “Para evitar o golpe explicado, basta que o usuário não clique em links recebidos via WhatsApp ou SMS, por mais que pareçam verdadeiros. Em caso de dúvidas, acesse o aplicativo diretamente pelo telefone sem clicar em nenhum link. Por fim, evite receber ajuda de terceiros e recorra aos funcionários do banco nos horários em que a agência estiver aberta. Seguindo as dicas apresentadas, será prático e rápido aproveitar as funcionalidades do aplicativo Caixa Tem”, conclui.

Sucesso: “Stranger Thingst” tem mais de 1 bilhão horas de visualizações

 

As pesquisas nas variadas plataformas garantem: A última temporada de “Stranger Things” levou o total de visualizações da série a mais de 1,15 bilhão de horas, afirmou o serviço de streaming nesta terça-feira, 5.O drama de ficção científica, com Winona Ryder e Millie Bobby Brown, tornou-se a série mais popular em língua inglesa da Netflix. O único outro programa do canal a passar de 1 bilhão de horas vistas foi o drama sul-coreano “Round 6”. “Stranger Things” também chegou ao primeiro lugar das listas de top 10 da Netflix em 91 países, primeira vez para uma série de TV em língua inglesa, disse a empresa.A estreia dos dois episódios finais da nova temporada chegou a derrubar o app do serviço por alguns momentos diante da alta demanda dos fãs do seriado que estreou em 2016.

No Dia Mundial da Alergia, especialista alerta sobre alimentos alergênicos

 

De sintomas moderados, como coceira e vermelhidão na pele, inchaço nos olhos e coriza, até sinais mais graves, como sensação de falta de ar e dificuldade para respirar. Essas são as características mais comuns em casos de alergia alimentar. No Dia Mundial da Alergia, evidenciado na data 08 de julho, é importante trazer o diálogo sobre alimentos que podem colocar a vida de algumas pessoas em risco. A alergia alimentar é uma situação caracterizada por uma reação inflamatória que é desencadeada por uma substância presente no alimento, bebida ou aditivo alimentar consumido, o que pode levar ao aparecimento de sintomas em diferentes partes do corpo, como mãos, rosto, boca e olhos, além de também afetar o sistema gastrointestinal e respiratório, quando a reação inflamatória for intensa. “O sistema imunológico vai entender aquele alimento como um agressor, a partir daí, começa um processo de defesa, provocando uma série de reações que tem o objetivo de avisar que algo está errado”, explica a nutricionista do Hospital Santa Joana Recife, Rosaura Almeida.

A especialista alerta para outros sintomas existentes. “Muitas vezes, os pacientes chegam no consultório de um médico ou nutricionista com queixas de cólicas, distensões abdominais, formigamento ou coceira na boca, gosto metálico na boca, náuseas, vômitos, queda de pressão, inchaço na língua e aperto na garganta, por exemplo. Esses são outros sinais que podem indicar um processo de alergia alimentar”, explica. Ainda de acordo com a especialista, o tratamento é feito através da identificação do alimento responsável pela alergia para que o seu consumo possa ser evitado e, assim, diminuir o risco de complicações. A alergia é uma questão muito séria, pois pode ter um desdobramento fatal, que é a reação anafilática, o auge da alergia, podendo culminar o total fechamento da glote e causar a morte. “Para identificar a alergia alimentar, o profissional de saúde procura saber se a pessoa comeu algum alimento diferente do que ela consome usualmente. Caso o paciente não saiba responder ao certo ou afirma que segue com a dieta que sempre seguiu, a sugestão é que o processo alérgico pode ter sido desencadeado de forma tardia”, informa a nutricionista.

“Geralmente, em nutrição, fazemos distinção entre a alergia, que é o processo referente a proteína de algum alimento, e a intolerância, que é uma reação a um carboidrato do alimento. Então, por exemplo, é errado dizer que uma pessoa tem alergia à lactose, isso porque lactose é um carboidrato, um açúcar, então, a pessoa não tem alergia ao açúcar, que é o carboidrato, ela tem intolerância”, explica Rosaura. “Então, basicamente, a gente trabalha em cima dos alimentos que são potencialmente alergênicos, entre eles, estão ovo, proteína do leite da vaca ou intolerância ao açúcar do leite da vaca, peixe, farinha de trigo, crustáceos, entre outros”, complementa.

Nova edição do Olinda Mais Cidadania acontece na Ilha de Santana

 

População vai ter acesso a serviços de saúde e assistência social: A Prefeitura de Olinda realiza mais uma edição do projeto Olinda Mais Cidadania nesta quinta-feira (07) A ação acontecerá, das 8h às 12h, na Escola Municipal Gregório Bezerra, localizada na Ilha de Santana, em Jardim Atlântico. A iniciativa ofertará um grande mutirão de serviços gratuitos para população de Olinda nas áreas de saúde, direitos humanos, assistência jurídica, corte de cabelo, emissão de documentos, recreação e muitos outros. Para quem procurar atendimento de saúde terá avaliação médica com clínico geral, vacinas da gripe e da Covid-19. Dentistas também estarão no local oferecendo serviços de saúde bucal com limpeza e aplicação de flúor. Além disso, serão oferecidos, pela Secretaria de Saúde, aferição de pressão e HGT e tratamentos com terapias alternativas como, por exemplo, auriculoterapia e ventosaterapia. O público que deseja obter Carteira de Identidade deve levar certidão de nascimento ou casamento original. Também haverá o cadastramento e recadastramento no CadÚnico, solicitação do Vem Livre Acesso e Assistência Jurídica, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. As equipes técnicas repassarão, ainda, orientações contra violência ao idoso e à mulher. A iniciativa acontece em parceria com o apoio do Detran-PE, CDL e Procon Olinda, além da Secretaria de Saúde, Segurança Cidadã e Correios.

Aeroporto Gilberto Freyre receberá investimentos

 

O governador Paulo Câmara recebeu no Palácio do Campo das Princesas, o presidente mundial da Aena, Maurici Lucena, e diretores nacionais e internacionais da empresa aeroportuária espanhola. No encontro o grupo discutir o aumento da movimentação nos aeroportos após a fase mais crítica da pandemia e o investimento de R$ 1,4 bilhão que será realizado pela Aena, até 2023, em reformas estruturais nos seis terminais administrados pela empresa no Nordeste, inclusive o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Os trabalhos já estão em andamento. “Estamos vencendo uma crise sanitária mundial, que prejudicou demais a movimentação em todos os aeroportos. Mas Pernambuco já está recuperando sua capacidade e inclusive ampliando a movimentação no Aeroporto dos Guararapes. Além disso, estamos investindo fortemente na aviação regional, requalificando os terminais no interior do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com o diretor-presidente da Aena no Brasil, Santiago Yus, as obras promoverão uma transformação histórica no Aeroporto do Recife, oferecendo maior capacidade, mais qualidade e segurança nas operações. “A Aena acredita muito no Brasil, nos seus atrativos e no potencial para desenvolver fortemente o setor aéreo. No Nordeste, confiamos firmemente nos Estados em que administramos, tanto que estamos realizando investimentos para transformar as estruturas, proporcionando mais capacidade aos aeroportos”, ressaltou Santiago Yus, enfatizando que o Aeroporto do Recife está entre os cinco maiores do Brasil em termos de movimentação de passageiros. “Já temos mais voos que antes da pandemia e, com essas obras que a Aena realiza, certamente, vamos atrair mais voos e oferecer mais conforto para os turistas. Até o fim do ano, teremos mais voos internacionais. Voltaremos, inclusive, a voar direto para a Argentina”, reforçou a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale.Também participaram da reunião o diretor geral de aeroportos da Aena, Javier Marín, o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena no Brasil, Marcelo Bento, e outros diretores da empresa.

Peça a Peça: Arte e Crítica à Masculinidade em debate no InstitutoRB

 

 

O Instituto Ricardo Brennand continua debatendo com seu público visitante, as variadas e curiosas peças existentes em seu acervo através de iniciativa interessante: o Programa Cultural Peça a Peça. E nesta sexta-feira (8), a partir das 14h30, a nova edição chega a 145 realizações do Peça a Peça realizada pelo Instituto da Várzea . A promoção tem a parceria com o Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura Nesta terá a temática Arte e Crítica à Masculinidade e ocupará o auditório do centro cultural com debate que analisa a ideia de masculinidade a partir de uma perspectiva crítica. Partindo do conceito de masculinidade hegemônica, abordaremos as diferentes formas de masculinidade ao longo do tempo e do espaço, bem como a questão de masculinidades subalternizadas em contextos diversos.

A programação conta com a leitura de uma das três obras escolhidas e postas na roda das análises: Sri Krishna, Kilt Escocês ou Apolo. Peças que integram o valioso e diversificado acervo da casa. Além disso, também haverá palestra sobre masculinidade com o educador Moisés Sayão; uma dinâmica com o educador Eduardo Lira, e a apresentação do grupo de teatro e dança Raízes do Cangaço. Informações pelo (81) 2121.0365.

Alunos de moda fazem desfile para celebrar os 30 anos do MangueBeat

 

 

Passados 30 anos do Manifesto do Manguebeat, alunos do curso Design de Moda do Centro Universitário UNIFBV Wyden estarão levando para a passarela da edição deste ano da Fenearte a coleção “Caranguejos continuam pensantes” que traz para passarela da feira as cores que emanam dos moradores da lama: dos caranguejos, que em marrom, vermelho, laranja, rosa e verde marcam looks armados do brim à tricoline trazendo os movimentos lentos ou rápidos das subidas e descidas das marés. O desfile acontecerá na próxima terça-feira, dia 12, às 18h.

A coordenadora do curso, Isabella Jarocki explica que os 10 modelos serão marcados por intervenções artesanais de beat n’bond – colagem em tecidos e como elemento de estilo o chapéu ressignificado de Chico Science. “Os caranguejos antenados celebram a data em busca de uma cidade melhor e de uma vida mais justa, pensando sempre na positividade das coisas. Nosso desfile tem esse objetivo de fazer as pessoas pensarem e refletirem sobre a sociedade que vivemos hoje e o que queremos para o futuro”, ressalta a professora.

Redação com veículos e assessorias. Fotos-Divulgação.

 

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar