Um dos maiores vencedores da convenção do MDB, prefeito de Vitória prega diálogo com o senador Fernando Dueire e Jarbas Filho

 

Causou surpresa a comemoração da vitória do ex-deputado federal Raul Henry na convenção do MDB realizada este sábado no Recife. Foi a conduta do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, após a proclamação do resultado. Ele não só comandou os militantes presentes como subiu nos ombros de um deles para, de cima, gritar palavras de ordem, repetidas pelos demais. Citado, depois, pelo prefeito João Campos e por Raul Henry como pessoa fundamental no processo em que saiu derrotado o deputado estadual Jarbas Filho, apoiado pelo pai, o ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos e pelo senador Fernando Dueire, Paulo Roberto disse a este blog que “a disputa ficou para trás e o momento é de diálogo”.             

A comemoração do prefeito foi proporcional ao que ele conquistou. Junto com Raul tem maioria folgada no diretório eleito e na nova executiva estadual,  de forma que nada pode ser decidido sem passar pelo seu crivo, é pai da deputada federal emedebista Iza Arruda e seu filho Túlio Arruda, nomeado secretário de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, é candidato a deputado estadual. Antes mesmo da Convenção já se comentava nos corredores da Assembleia Legislativa que o desejo do prefeito era ser candidato ao senado. Ele nega: “nunca disse isso a ninguém. Quero continuar prefeito de Vitória e é bom lembrar que nesse processo eleitoral há duas pessoas com direito a se candidatar ao senado: os atuais senadores Humberto Costa, do PT e Fernando Dueire, do MDB”.

“O MDB saiu mais forte dessa disputa e se a união acontecer será maior ainda”. Ele aposta na formação de chapa de estadual e federal com a participação de Jarbas Filho e Raul Henry ( na eleição de 4 anos atrás Raul ficou na suplência sendo superado por Iza Arruda). Sobre o palanque para 2026, o prefeito que, logo após o resultado, foi se encontrar com João Campos ao lado de Raul e de sua vice Adriana Vasconcelos, não tem dúvida da preferência pelo nome de João Campos, ao qual Raul declarou apoio no discurso após a convenção. “João teve uma grande participação no crescimento do MDB no Recife. Hoje temos três vereadores, junto dele nosso partido tende a crescer mais”- afirma. Foi Paulo Roberto, que tinha até sexta-feira o controle de 1/3 da executiva estadual do MDB que, unido a Raul, como mais 1/3, levou o partido para o palanque de João Campos em 2024.

Jarbas, Dueire e Jarbas Filho comporão novo Diretório

Apesar da chapa encabeçada pelo deputado estadual Jarbas Filho ter saído derrotada na Convenção do MDB , os partidários do deputado vão ter direito a compor 40% das 71 vagas do novo Diretório Estadual. Os outros 60% serão preenchidos pela chapa de Raul Henry. Desta forma, segundo o advogado Pablo Bismack,  o grupo de Raul fica com 41 vagas e o de Jarbas Filho com 30 vagas.A escolha é feita por ordem de preferência dos dois grupos quando registraram suas chapas no partido. Desta forma, está certa a presença no mesmo do ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos, do  atual senador Fernando Dueire e do próprio Jarbas Filho que, como deputado, já teria presença obrigatória no Diretório. A executiva estadual do partido, no entanto, terá apenas nomes indicados pelo grupo vencedor, como estipula o estatuto do MDB.

Fernando Bezerra continua membro da Executiva

A composição da nova Executiva do MDB ficou assim definida:  Presidente – Raul Henry, 1º vice – Adriana Vasconcelos, 2º vice Paulo Roberto Arruda, 3º vice – Alexandre Ferrer, Secretário Geral – Bruno Lisboa, Secretário Adjunto – Murilo Cavalcanti, 1º Tesoureiro Iza Arruda, 2º Tesoureiro- André Gustavo (Guga), 1º Vogal Samuel Salazar, 2º Vogal Fernando Bezerra Coelho, 3º Vogal Iza Arruda, 4º Vogal Rafael Arruda, 1º Suplente Gabriel Cavalcanti, 2º Suplente José Barbosa, 3º Suplente Tadeu Calheiros e 4º Suplente Geraldo Alves.

Ainda será possível juntar as duas bandas do MDB?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar