Último debate mobiliza candidatos e campanha de rua é suspensa por 24 horas

A campanha de rua – caminhadas, carreatas, visitas programadas – nada disso poderá ser visto esta quinta-feira no Recife, último dia de propaganda eleitoral gratuita. Os candidatos decidiram limitar suas agendas públicas ao debate das 22 horas na Rede Globo Recife, o segundo e último desses embates em que, frente a frente, os postulantes podem fazer cobranças aos demais concorrentes, confrontar idéias e apresentar propostas à população.
Esta quarta-feira no início da noite só a assessoria do candidato Gilson Machado (PL) confirmou que ele fará às 10 horas uma caminhada na Várzea. Os demais estarão durante o dia reunidos com assessores para fazer avaliação do debate da TV Jornal, o primeiro da atual campanha, analisando desempenho e repercussão, e, em seguida, vão discutir a natureza das perguntas que devem fazer aos demais concorrentes e também as respostas que devem ser dadas a assuntos em pauta.
A assessoria de um dos candidatos informou a este blog que como o último debate coincide com o fim da propaganda, não permitindo explicações na TV no dia seguinte, todo cuidado é pouco, exigindo que os concorrentes analisem melhor os temas e também se preparem para alguma cobrança que venha a ser feita em cima de propostas ou mesmo críticas deixadas pela metade no debate da TV Jornal. Este mesmo assessor afirmou que também é necessário treino para que o tempo de TV seja regiamente obedecido: “é muito ruim para um candidato ter a fala cortada no meio de uma frase ou de uma explicação, porque ele não conseguiu se disciplinar anteriormente”.
Programação das 22 horas
O debate da Globo entra no ar exatamente às 22 horas e será encerrado às 24 horas. Em todas as capitais onde a Globo está presente com emissoras próprias haverá debate no mesmo horário com os candidatos locais. O desafio dos candidatos é o de conseguir motivar os telespectadores a permanecerem atentos até o final pois no domingo, dia da eleição, todos vão se dirigir para as cabines de votação com seu candidato escolhido. O debate é a última oportunidade para, no confronto de idéias, as pessoas confirmarem o voto em alguém anteriormente preferido, mudar de candidato ou definir-se por um deles.
Teresa Leitão e o susto no avião de Lula
A senadora Teresa Leitão confirmou a este blog que o presidente Lula quer mesmo trocar a aeronave presidencial após o problema técnico que o obrigou e a toda sua comitiva a sobrevoar por cinco horas o espaço aéreo mexicano esta terça-feira, quando o Airbus presidencial teve um problema técnico e precisou gastar todo o combustível para pousar de volta na capital mexicana, com segurança. Segundo a senadora que estava a bordo Lula pediu desculpas a todos e disse “ eu vou resolver essa situação. O Brasil não pode passar mais por isso”, referindo-se ao vexame causado em uma aeronave que acabara de ficar três meses em manutenção.
Medo menor do que anteriores
Teresa disse que todos ficaram assustados quando ouviram um barulho seguido de trepidação na aeronave. “Mas ninguém se apavorou”. Segundo ela, assim que o problema passou, Lula dirigiu-se à cabine e voltou tranquilizando a todos. Disse que havia uma dificuldade técnica e que era necessário gastar o combustível para que houvesse total segurança no regresso ao aeroporto mexicano. Logo depois o piloto também conversou com os passageiros explicando tecnicamente a questão. “ Já passei por problemas em voos comerciais inclusive internacionais mas tive mais medo do que agora. Por uma razão: tivemos uma explicação. Nos voos comerciais os passageiros não tem essa oportunidade, o que aumenta a ansiedade e preocupação”.

Por que só Gilson Machado manteve programação de rua na manhã desta sexta-feira se foi o candidato que mais teve a fala cortada no debate da TV Jornal por falta de treino, indo além do tempo nas respostas?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com