Três municípios estaduais têm candidatos únicos a prefeito: dois são homens e uma é mulher

 

Corrinha de Geomarco, candidata única a prefeita de Dormentes

Os municípios pernambucanos de Caetés, no agreste, e de Dormentes e Solidão, no sertão, já sabem quem vai governá-los a partir do ano que vem. Por falta de interesse da oposição em participar do pleito, os três só tiveram registradas uma candidatura a prefeito em  6 de outubro. Em Caetés, o maior deles, terra onde nasceu o presidente Lula, o atual prefeito Nivaldo Tiriri, do Republicanos, vai se reeleger. Em Solidão o novo prefeito será Mayco da Farmácia, do PSB, e em Dormentes a escolhida para governar o município é Corrinha de Geomarco (PSB).

A Justiça Eleitoral considera eleito o candidato que tiver mais votos. Como os três citados não têm oposição – contam desde já com o apoio de todos os vereadores e dos candidatos à vereança – a rigor se só eles comparecessem às urnas estariam eleitos com um voto cada um.  Mas não é isso que vai acontecer. Mesmo com falta de concorrência vai ter campanha eleitoral e os candidatos a vereador vão se encarregar de fazer barulho, afinal, para eles a concorrência existe e é acirrada. Cada município desses tem uma história para contar sobre o fato da oposição ter se acabado ou desistido de concorrer.

Em Caetés, município de 28.827 habitantes, o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade, diz que o prefeito Nivaldo Tiriri “tem aprovação tão alta que sequer existe oposição”. Em Solidão, com 5.300 habitantes, o atual prefeito Djalma Alves, que está encerrando o mandato, faz discurso semelhante assegurando que saneou as contas municipais, investiu fortemente em saúde e em educação tanto que, apesar de pequeno, o município conseguiu 8.o lugar no IDEB a nível de estado. Justificar assim o fato do seu candidato, Mayco da Farmácia, não ter oposição “pois ele vai seguir no mesmo caminho que vimos trilhando.”

Em Dormentes, município com  16.043 habitantes, vive-se um virtuoso ciclo feminino. Há quatro anos a atual prefeita Josimara Cavalcanti (MDB), graduada em Administração Pública pela Univasf, se reelegeu tendo como vice Corrinha de Geomarco(PSB). Este ano a sua candidata, com apoio de todos os vereadores, é Corrinha, que também sai candidata pelo PSB e o MDB indicou como vice Jurandir Torres. A dobradinha dos dois partidos se inverteu mas o poder vai continuar com sob comando feminino.

Falta de recursos explicaria a inexistência de oposição

Na Assembléia Legislativa, deputados explicam de outra forma a inexistência de oposição. Argumentam que a reeleição fez com que os prefeitos conseguissem dominar por oito anos os municípios, tornando-se cada vez mais fortes ou para se reeleger ou para indicar sucessores. O controle da Câmara de Vereadores passa a ser mais fácil também e até vereadores de oposição, com receio de falta de recursos para enfrentar os candidatos oficiais, acabam aderindo. “ Não é fácil conseguir uma liderança que, sabendo-se incapaz de vencer o poder da estrutura municipal, se candidate só para enfrentar mais desgaste e contrair dívidas”- afirma um parlamentar que diz preferir o anonimato “para não ferir suscetibilidades”.

Lóssio vai às ruas em Petrolina

O senador Fernando Dueire(MDB) voltou animado de Petrolina, onde acompanhou ato da candidatura de Júlio Lóssio (PSDB) a prefeito. Lóssio ficou afastado da política para tratamento de saúde mas foi liberado pelos médicos para fazer campanha. “ Se ele tem em torno de 30% de intenções de voto dentro de casa, imagina agora que está nas ruas” – diz o senador que acredita na possibilidade de ter segundo turno no município onde o prefeito Simão Durando é favorito.

Gilson e Daniel adesivando

Enquanto o prefeito João Campos reunia uma multidão na inauguração do seu comitê no Poço da Panela neste domingo, os candidatos a prefeito Gilson Machado(PL) e Daniel Coelho (PSDB) se dedicaram a promover adesivaço de automóveis nos seus comitês na zona sul da cidade. Gilson, inclusive, só vai para as ruas a partir desta terça, após a missa de sétimo dia de sua mãe. No adesivaço de Daniel quem marcou presença foi a vice-governadora Priscila Krause, uma eleitora influente na capital.

Luta pelo voto em Jaboatão

Em Jaboatão dos Guararapes a luta pelo voto está tanta que o candidato a prefeito Elias Gomes celebrou este domingo o fato de um candidato a vereador do PSD, partido que apóia o prefeito Mano Medeiros(PL),  chamado Marconi Society ter se bandeado para o seu palanque. Marconi teve 1.627 votos na eleição de 2020 e não conseguiu se eleger.

Será que os candidatos únicos de Dormentes, Caetés e Dormentes já encomendaram a roupa da posse?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar