Tendo, pela primeira vez, uma mulher candidata, a OAB-Pe escolhe hoje novo presidente

Os advogados e advogadas de Pernambuco vão escolher esta segunda-feira os novos dirigentes da entidade para o período de 2025 a 2026. Com 92 anos, a OAB-Pe é uma das seccionais mais antigas do país mas, só neste ano de 2024, terá chance de escolher uma mulher para presidí-la: entre os três candidatos a presidente inscritos está Ingrid Zanella, que já foi vice-presidente da entidade. Os outros candidatos são os advogados Almir Reis e Fernando Santos Junior.
Há 42 mil advogados inscritos na OAB-Pe mas não se sabe quantos estão aptos a votar e nem se todos exercerão o direito ao voto. Uma novidade no pleito deste ano é que a votação será 100% on-line e que, na mesma eleição, serão escolhidos os advogados que comporão a lista sêxtupla para ocupar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco destinada ao Quinto Constitucional. O resultado deve sair ainda nesta segunda-feira.
Entidade criada como parte da luta em defesa dos Direitos Humanos – a de Pernambuco tem sido destaque nesta área – a OAB vem, com o passar dos anos, tendo que dividir a defesa de toda a sociedade com os interesses mais imediatos dos advogados. Em função disso a eleição para escolha dos novos dirigentes está parecendo uma luta sindical, com candidatos prometendo redução de anuidade e outros benefícios aos sócios, enquanto os direitos humanos e a luta pela democracia ficam em segundo o plano.
Este ano, aqui no estado, foi tão renhida a disputa que uma comissão eleitoral foi criada para garantir direito de resposta aos candidatos atacados nas redes sociais e para combater as fake news. Quem acompanhou de perto a campanha percebeu que ela mais parecia uma eleição como qualquer outra e com todas as mazelas correspondentes. Só não tinha direito envolvido, até prova em contrário.
Coluna Giro Político vai dar uma pausa
Em função da ausência da titular, jornalista Teresinha Nunes, que tirou uma semana de férias, esta coluna vai deixar de ser publicada de terça a sexta, voltando na próxima segunda-feira. O material do blog, com exceção da coluna, vai continuar sendo publicado e o acesso pode ser obtido no nosso endereço na internet www.blogdellas.com.br.
Disputa da 1.a secretaria da Alepe
Esta semana vai ser definidora para escolha do novo 1.o secretário da Assembléia Legislativa. Há dois candidatos na disputa, o atual ocupante do cargo, deputado Gustavo Gouveia, do Solidariedade, e o deputado Francismar Pontes, do PSB, que se lançou, com apoio do PP e de outros deputados,6 depois que o seu partido já tinha declarado apoio a Gustavo Gouveia. Essa novidade pode levar o partido a rediscutir o assunto. A eleição de toda mesa-diretora está prevista para o dia 2 de dezembro mas até agora o único cargo onde se desenha disputa é a 1.a secretaria.
Funcionários públicos aprovados
Como pontuou o sociólogo Antonio Lavareda, a pesquisa Datafolha sobre a Reforma Administrativa publicada este final de semana mostrou que 41% dos brasileiros consideram “ótimo ou bom” o desempenho dos funcionários públicos brasileiros, 40% o apontam com o “regular” e apenas 18% como “ruim ou péssimo”. Levando em conta que o regular abriga pessoas que, se instadas a se definir, estariam entre aprova e desaprova, Lavareda estima que passa de 50% o percentual dos que aprovam o trabalho desempenhado pelo funcionalismo, derrubando o argumento de que o povo não gosta do serviço que é prestado pelos servidores públicos.

A OAB-Pe vai, enfim, escolher uma mulher como presidente?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/ terezinhanunescosta@gmail.com