Temendo desgaste Raquel deve agir com firmeza a respeito da situação dos terceirizados

 

Não passa desta semana uma resposta mais firme do Governo a respeito dos terceirizados da área de educação que têm reclamado de atrasos de salários. No início o Palácio se limitou a dizer em nota nas redes sociais que os pagamentos das empresas estavam em dia e não havia motivo para postergar a quitação dos débitos com os trabalhadores mas esta segunda-feira a governadora já falou diferente: disse que estava analisando contrato a contrato bem como o pagamentos feitos para descobrir o que está acontecendo.

“Vou pra cima disso” – afirmou a governadora a um assessor mostrando disposição para encarar de frente a situação. Na Assembléia tem deputado da base governista começando a desconfiar que o Governo pode estar sendo boicotado por empresas que fornecem terceirizados ao estado para forçar um aumento nos valores recebidos ou evitar cortes. No início da administração resvalou para a imprensa uma informação não confirmada oficialmente de que a nova gestão poderia dar um corte linear de 25% nos contratos dessas empresas e até já tinha feito essa informação chegar até a elas.

Tem secretário incomodado com a situação, temendo pelo desgaste de Raquel. Na Alepe um deputado comentou com este blog: “ou a governadora toma pulso ou a conta vai ser paga por ela pois os trabalhadores terceirizados não estão acreditando que o Governo está inocente nisso”. Na verdade, como o Governo diz que pagou mas não cita valores e nem provas, fica sempre a dúvida na sociedade. Uma nota oficial chegou a sugerir aos trabalhadores com salários atrasados que procurassem a Defensoria Pública e o MP já que as empresas inadimplentes são privadas. Isso, porém, não diminuiu a pressão e agora fala-se em greve da categoria no próximo dia 10, o que pode gerar tumultos nas escolas. Só resta esperar pra ver.

Crise longa

A crise gerada pelos atrasos está sendo considerada longa demais, afinal passaram-se 10 dias entre as primeiras denúncias e a primeira nota oficial do Palácio. Enquanto isso, merendeiras denunciaram que estavam cozinhando para os alunos mas não tinham o que cozinhar em casa pois não havia mais como comprar alimentos. A terceirização no serviço público tem sido uma saída para evitar mais inchaço da máquina pública. Por conta disso empresas fazem contratos com o estado para fornecer mão-de-obra e costumam pagar em dia os salários. No início de uma nova adminiatração podem ocorrer atrasos nos pagamentos mas o Palácio continua insistindo que não.

Raquel na Restauração

Após dois ataques de tubarão a jovens este final de semana – um rapaz e uma moça – a governadora Raquel Lyra, como costuma habitualmente fazer em momentos difíceis, foi ao Hospital da Restauração na noite desta segunda-feira (foto acima) visitar as vítimas e confortar os familiares. Ela também anunciou a retomada das pesquisas sobre os ataques de tubarão que estavam suspensas desde 2015. É possível que novas medidas sejam adotadas para fiscalização mais rigorosa das praias do Recife e Olinda. O local onde a moça foi atacada é de mar aberto mas não era considerado proibido para banho. Há também o caso de um homem que foi retirado a força de dentro do mar pelos guarda-vidas pois se recusava a acatar a ordem para sair de local perigoso.

O que está ocorrendo

Não há ainda uma explicação plausível para a volta dos ataques de tubarão e a intensidade dos mesmos. Todos esses casos acontecidos recentemente – três em quinze dias – demonstram que um fato novo acontecendo. A não que se trate mesmo de desobediência dos banhistas, o que pode vir a ensejar a proibição definitiva do banho dos locais mais críticos. Ontem a governadora determinou também a transferência para a Secretaria de Meio Ambiente da gestão do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões.”Vamos agir preventivamente e de forma ampla”- explicou.

Pergunta que não quer calar: o que a governadora vai fazer para resolver o problema de atraso nos salários dos trabalhadores terceirizados?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar