Susto de Caruaru pode ter levado a Raquel a acordar para fazer política

 

Desde que assumiu o mandato, a governadora Raquel Lyra demonstrou pouca preocupação com a política e mais com as contas públicas. Por falta de maior traquejo na área ficou um ano batendo cabeça com a Assembléia Legislativa e só perdeu em popularidade. Como não tinha, em um primeiro momento, recursos para fazer obras e ações, a classe política a desgastou enquanto pode. Afinal os deputados são cobrados em suas bases e não tinham o que dizer, a não ser que não eram nem recebidos pela governadora.

Isso se alastrou pelo interior mas foi mais sério na Região Metropolitana onde as obras precisam ter uma grande dimensão para serem percebidas. Hoje na própria Assembléia já é senso comum que as obras e ações do Governo estão produzindo bons resultados em termos de imagem, o que tem se refletido nas pesquisas interioranas mas na RMR estar ao lado de Raquel não é ainda de bom tamanho para os deputados que daqui a dois anos vão querer renovar seus mandatos.

A votação enorme do prefeito João Campos no Recife e o baixo percentual do candidato do Palácio, Daniel Coelho, já devem ter sido importantes para uma mudança de postura da governadora mas o problema maior se deu em Caruaru onde ela precisou gastar sola de sapato para reeleger o prefeito Rodrigo Pinheiro. “Ela pode perder em qualquer lugar de Pernambuco mas se perder Caruaru a situação vai ficar muito séria” – comentou com este blog há 15 dias um deputado da base governista.

Não à toa este domingo, em Caruaru, onde comemorava a vitória de Rodrigo, ela anunciou à imprensa que tinha parabenizado o prefeito João Campos e afirmado que o Governo do Estado “está 100% à disposição do Recife”. Não se imagine que passa pela cabeça da governadora a possibilidade do prefeito, por conta disso, passar a frequentar o Palácio, onde quase não apareceu nos últimos tempos, mas é um gesto a ser considerado.

Governo fez mais de 100 prefeitos

Os números ainda estão sendo fechados mas ontem à noite assessores da governadora Raquel Lyra informaram a este blog que ela ajudou a eleger mais de 110 prefeitos no estado.Com isso parte na frente para a disputa da reeleição. Já está certo que, assim como fez com João Campos, Raquel vai se colocar à disposição de todos os prefeitos eleitos, mesmo os que não fazem parte de sua base de apoio.

Segundo turno em Paulista

Em Paulista, o segundo turno vai ser disputado entre Severino Ramos (PSDB) e Junior Matuto (PSB). Ramos teve 44,36% dos votos este domingo e Matuto 30,66%. Ramos parte na vantagem não só numérica. É muito habilidoso e deve ampliar o diálogo com os candidatos que não conseguiram ir para a segunda etapa. O PSB, que lutou para que Matuto assumisse o mandato de deputado estadual tinha esperança de que com isso ele melhorasse suas intenções de votos mas não adiantou.

Jarbas Filho comemora

O deputado estadual Jarbas Filho comemorou ontem à noite o fato de ter conseguido eleger 11 prefeitos no interior. Com a ajuda do senador Fernando Dueire e uma presença constante nos municípios ele fez o alicerce para a renovação do seu mandato em 2026 de forma de ainda mais expressiva. Este blog publicará nos próximos dias quais os deputados que mais elegeram prefeitos.

Os maiores partidos

Com a eleição deste domingo os partidos que mais elegeram prefeitos foram, pela ordem, PSDB -32 , PSB-31, PP, Republicanos e PSD 20 cada, PL -12, MDB -10, Avante-7, PT- 6, PV -5, União Brasil -4, Podemos -3, e PDT, PCdoB, e Solidariedade 1 prefeito cada. O PSDB que quase não tinha prefeitos agora está em primeiro lugar.  O PSB que tinha mais 50 agora tem 31.

Raquel acordou mesmo para a política?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar