Surge disputa por dois novos cargos na mesa diretora da Assembleia
A Assembleia Legislativa, que teria inicialmente apenas uma disputa por cargos na mesa diretora na eleição da próxima segunda-feira, dia 2, caminha para uma terceira disputa. Além da 1.a secretaria para a qual são candidatos os deputados Gustavo Gouveia (Solidariedade) e Francismar Pontes (PSB), também terá bate-chapa para a eleição da 1.a e 2.a vice-presidências. O grupo que apoia Francismar vai se reunir este sábado para definir quem vai enfrentar o candidato do PSB para o posto, o deputado Rodrigo Farias. Já o deputado Fabrizio Ferraz (Solidariedade) informou a este blog que vai disputar a vaga de 2.o vice com o deputado Aglaison Victor (PSB).
Do jeito que estão as coisas o resultado está cada vez mais incerto, como comentam os deputados pelos corredores da casa. Primeiro se estabeleceu a disputa entre Francismar e Gustavo Gouveia vista mais como um balão de ensaio mas que acabou se fortalecendo ao ponto do grupo Coelho negociar a volta temporária para a Alepe do deputado licenciado Antônio Coelho, secretário de turismo da Prefeitura do Recife, para reforçar o nome de Francismar. Em seguida foi a vez do PSB reivindicar dois lugares na mesa afirmando que Francismar é do partido mas foi apresentado pelo PP, sem anuência dos socialistas.
Em um primeiro momento o PSB reivindicou, além da 1.a vice-presidência, que está vaga com a ida de Francismar para a disputa da 1.a secretaria, a 2.a secretaria hoje ocupada pelo deputado estadual do PP, Claudiano Martins, muito querido entre os colegas. A maior parte da bancada socialista, no entanto, não se interessou pela vaga, alegando que não iria enfrentar Claudiano. Foi aí que se escolheu a 2.a vice para a qual tinha sido eleito, na chapa que acabou anulada pelo STF, o deputado Fabrizio Ferraz. O candidato PSB para o posto é o deputado Aglaison Victor mas Fabrizio não se conformou e resolveu disputar.
Só não há mulheres
O estranho é que apesar das mudanças que estão sendo feitas, os partidos não indicaram nenhuma mulher. O que poderia ter chegado mais perto disso seria o PSB com duas atuantes deputadas, Simone Santana e Gleide Ângelo. Simone até se dispôs a concorrer à 1.a vice, cargo que já ocupou, alegando ser necessário garantir uma mulher em pelo menos um dos principais cargos da mesa-diretora, mas não foi ouvida. Gleide teria dito que não tinha interesse pois pretendia ser presidente da Comissão da Mulher.
Parque alagável e água de chuva contida
Ainda Ainda governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos deram sinais esta sexta-feira que estão dispostos a enfrentar de forma mais eficiente as fortes chuvas que quando atingem a Região Metropolitana provocam desabamentos e mortes, como aconteceu em 2022 em Jardim Monte Verde, área limítrofe entre Jaboatão e Recife, palco de uma catástrofe com mais de 30 mortos. O prefeito inaugurou um parque alagável no bairro de areias que será utilizado pela população no período seco e, na época das chuvas, para ele vão convergir os excessos de água, evitando alagamentos. A governadora anunciou uma nova tecnologia a ser usada em Monte Verde, para captação da água das chuvas e abastecimento de 400 residências.
Tragédia na Ucrânia
A invasão russa da Ucrânia estarrece cada vez mais. Ontem mais de 1 milhão de ucranianos ficaram sem energia em suas residências, em meio a inverno rigoroso, porque o presidente Putin bombardeou as fontes de energia ucranianas. A ONU já havia advertido sobre a possibilidade de um desastre de grandes proporções para a população civil ucraniana nesta época, caso a Rússia bombardeasse, como ameaçava, o sistema de fornecimento de energia. O comércio de Kiev, a capital da Ucrânia, conseguiu abrir suas portas por força de enormes e barulhentos geradores providenciados quando as ameaças começaram. E os civis, o que vão fazer?
Quando, enfim, a Rússia vai deixar a Ucrânia em paz, sem levar grande parte do seu território?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com