Sem pesquisa, tendência de voto em Jaboatão é uma incógnita

 

Segundo maior município de Pernambuco e com igual importância política e econômica, Jaboatão dos Guararapes está sendo uma incógnita na avaliação da tendência de voto para as eleições deste ano até agora. Quase todas as semanas são divulgadas sondagens sobre o Recife, ao ponto de se saber os resultados entre os pré candidatos quase de cór, mas de Jaboatão não se tem notícia. Os pré-candidatos devem ter suas sondagens particulares que não divulgam pois são estratégicas mas, no geral, não se sabe de uma pesquisa feita por um elemento neutro que possa mostrar a realidade sem partidarismo.

Afinal o que pensa o eleitor jaboatonense dos pré-candidatos já conhecidos? Pretende reeleger o prefeito Mano Medeiros (PL)? Ou eleger um dos nomes da oposição: o ex-prefeito Elias Gomes (PT), a deputada federal Clarissa Tércio (PP) ou o ex-vereador Daniel Alves (Avante)? Isso para ficar nos mais conhecidos. Nada tem impedido, porém, que cada um deles faça sua pré-campanha particular. O prefeito Mano, que era criticado pela falta de ousadia na época de vice, ganhou as ruas há muito tempo inaugurando obras e hoje é notado pela população e identificado por boa parte dos habitantes do município, embora quase metade não o identifique pessoalmente porque ele nunca disputou uma eleição como candidato principal e a cidade não tem TV própria, como acontece com Olinda. Na semana passada conseguiu, em um Governo do PT, mais de metade dos recursos do PAC Seleções para o município, tendo sido referenciado no Palácio do Planalto.

O mais conhecido é o ex-prefeito Elias Gomes. Clarissa Tércio foi a segunda mais votada na última eleição para deputada federal no município. Daniel Alves foi candidato na última eleição para prefeito e teve 80 mil votos, porém, na eleição de 2022 sua votação foi insuficiente para deputado estadual, o mesmo acontecendo Elias que se candidatou a deputado federal. O prefeito tem hoje o apoio de 25 dos 27 vereadores e conseguiu juntar em seu palanque diversas siglas: PL, PSD,PDT, União Brasil, DC, PMN e PRD. Clarissa tem dois vereadores e o apoio do PP e Podemos. Elias é o candidato do PT tendo o apoio também do PcdoB, PV, MDB, PSB, Republicanos e Solidariedade.

Segundo turno

É incerto ainda um segundo turno no Recife mas em Jaboatão ele é dado como certo. Se isso acontecer Mano vai representar a direita e a centro-direita e Elias a esquerda e a centro-esquerda. A não ser que Clarissa Tércio surpreenda. Ela, certamente, é entre os candidatos a mais propensa a juntar o voto evangélico se bem que Mano Medeiros não fica atrás neste segmento pelo que trabalhou o setor nesse tempo de prefeito e pela representatividade no segmento de Anderson e André Ferreira, este ,o segundo o mais votado para deputado federal no município em 2022.

Creches e pré-escolas

            A governadora Raquel Lyra lança esta quinta-feira uma licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas no estado. A iniciativa faz parte do programa Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos por meio de convênio entre o Governo do Estado e os Municípios. O investimento previsto é de R$ 275 milhões. Por falar muito em creches em sua campanha, Raquel ganhou o apelido de “Racreche”. Ela acabou incorporando a expressão, que nasceu com interesse de gerar críticas ao seu trabalho mas terminou positiva.

Quando, afinal, sai uma pesquisa sobre o panorama eleitoral de Jaboatão?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar