Sem Lula, PT chama Padilha para dar um alento a seus principais candidatos no estado
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, passa poucas horas no Recife esta quinta-feira para, a pedido do PT, expressar apoio nacional aos seus candidatos na Região Metropolitana: João Campos, no Recife, Elias Gomes, em Jaboatão e Vinícius Castello em Olinda. O apoio a João Campos é mais pró-forma, já que se considera que ele será eleito no primeiro turno, quanto a Elias e Vinicius, que lutam por uma vaga no segundo turno em seus municípios, o gesto é importante mas não decisivo. Padilha é desconhecido da população metropolitana e sua estada tem mais o sentido de reforçar o pós-eleição, quando os petistas pensam em ocupar espaços nas futuras gestões, e também como apelo à militância para que vote de acordo com as indicações partidárias.
Não à toa o prefeito João Campos, que não considerou o PT na escolha do seu vice apesar do reforço do próprio Padilha- ele apoiou Mozart Sales, seu assessor, para ocupar o posto – vai aproveitar a estada do ministro, que o tem ajudado na construção do Hospital da Criança, para, em discurso, citar os itens do seu programa de Governo que foram elaborados a partir de documento recebido do partido, segundo a senadora Teresa Leitão.
A agenda rápida foi pensada a partir do Recife. Padilha, junto com o prefeito, fará ás 17 horas uma visita de inspeção ao Hospital, que está em construção, na avenida Recife, em Areias. Após a visita, de caráter institucional, ambos se dirigirão a um local próximo, que ainda não foi definido, para sair em carreata, por bairros da zona oeste que fazem fronteira com o Recife e Jaboatão. Nessa programação, Elias e Vinicius estarão presentes e devem falar assim como o ministro e João Campos, no final da carreata. “ Não tinha como ir a Olinda e aí decidimos juntar os três candidatos na fronteira do Recife com Jaboatão” – explicou Teresa Leitão.
Pedro Campos na luta por votos
Na ausência do deputado federal do PT Carlos Veras, que tem se dedicado mais às suas bases no interior, o deputado federal Pedro Campos está tendo presença constante em agendas dos candidatos Elias Gomes e Vinicius Castello. Deve ampliar sua votação em Jaboatão e Olinda, em 2026. É recebido com muita festa pois também representa nessas ocasiões o irmão João Campos que não quis se arriscar a agendas de campanha fora da capital neste primeiro turno. Este final de semana estava em carreata de Vinicius junto com a ministra Luciana Santos.
Mano e os direitos de resposta
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), candidato à reeleição, ganhou dois direitos de resposta no horário de propaganda gratuita do candidato Elias Gomes: vai ocupar um minuto no guia de rádio e 50 segundos no instagran de Elias por decisão da Justiça Eleitoral que julgou improcedente acusação feita ao prefeito pelo petista. Também a candidata Clarissa Tércio(PP) teve derrotada na justiça uma ação em que pedia a cassação da candidatura do prefeito por abuso de poder político. Ela alegou que ele preencheu cargos comissionados de forma irregular. A denúncia foi considerada improcedente e, em seguida, arquivada.
Por que o candidato Gilson Machado cresceu mais depois que sua propaganda saiu do ar?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com