Sem Luciana e sem Gleide, candidato a prefeito de Olinda pela oposição pode ser do PT

 


  Vereador Vinicius Castello pré-candidato do PT em Olinda

Além da ministra Luciana Santos, que preferiu ficar na Ministério da Ciência e Tecnologia, a deputada estadual Gleide Ângelo também está fora da disputa pela Prefeitura de Olinda. Gleide informou ao PSB que não pretende assumir cargo executivo. Disse que está bem na Assembléia e deseja continuar deputada. A desistência de Gleide era esperada porque ela informou a vários colegas na Assembléia que não deseja disputar mas ainda se imaginava que o  PSB pudesse convencê-la. Não é o que parece. Além de ter se afastado da cidade, Gleide não quis nem conversar com quem a procurou para tratar do assunto.

A maior prova de sua desistência foi uma reunião que aconteceu ontem a noite entre o PSB, MDB e PCdoB no Recife. No encontro ficou definido que os três partidos apoiariam o nome do vereador do PT no município, Vinícius Castello, já lançado como pré-candidato pelos petistas. O assunto, mantido em segredo para não vazar a desistência de Gleide antes da construção de uma alternativa, acabou chegando aos ouvidos de lideranças estaduais do PT e não foi bem recebido. Motivo: a desconfiança é de que um encontro desses sem a presença dos mais interessados, os próprios petistas, poderia esconder o propósito de apoiar um nome do PT em Olinda, em troca dos petistas desistirem da vice no Recife.

“Receberemos muito bem o apoio a um candidato nosso de toda a oposição de Olinda mas não em troca de nos engabelar no Recife”- disse a este blog uma liderança da linha de frente do PT. Esta mesma fonte informou que já tinha sabido que pessoas do PSB  cogitavam em acenar com a possibilidade de apoio aos petistas em Olinda, como compensação pela perda da vice no Recife. Pelo visto se a reunião teve o propósito de calar o PT no Recife parece ter dado com os burros n’água. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.

PCdoB na vice

Embora não vá disputar a Prefeitura de Olinda este ano o PCdoB já tem um candidato a vice: o empresário Celso Muniz, dono de shoppings, e que se filiou ao partido, a convite do deputado federal Renildo Calheiros. Celso já foi candidato a prefeito de Olinda mas não teve boa votação.

Lupércio se mexe

O prefeito professor Lupércio que lançou a candidatura de sua secretária da Fazenda Mirella Almeida, exonerou esta quinta três secretários que estarão em tese disponíveis para assumir a disputa pela vice de Mirella: Severino Junior (Avante), da Comunicação; Odin Neves (Republicanos), de Gestão Urbana; e Chiquinho (Solidariedade) diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento. Há ainda o nome de Evandro Avelar, do PSDB, que teria a preferência dos vereadores e é muito conhecido no município onde nasceu.

Substitutos no Estado
 
A governadora Raquel Lyra nomeou o secretário executivo de gestão e políticas públicas, Daniel Leite, e a secretária executiva de políticas para as mulheres, Juliana Gouveia, para assumir interinamente as secretarias de Turismo e Lazer e da Mulher, que ficaram vagas com a desincompatibilização dos secretários Daniel Coelho, pré-candidato a prefeito do Recife, e de Mariana Melo, que deve ser a sua vice.

Interior também antecipa

A onda de antecipação do pagamento do salário dos servidores públicos antes do São João não está restrita à Região Metropolitana. O prefeito de Macaparana, na Mata Norte, Paquinha, revelou a este blog que também vai fazer o mesmo.

Uma possível união da esquerda em Olinda será capaz de impedir a vitória de Mirella Almeida, candidata do prefeito professor Lupércio?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar