Sem Coelhos na disputa principal, Petrolina vê petistas e bolsonaristas delimitarem seus espaços

Há um ditado popular muito usado na política que ensina “em terra de sapo de cócoras com ele”, ou seja, se há um adversário perigoso, e isso sempre acontece, o ideal é ficar em pé de igualdade com ele para não haver surpresa. O atual prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), sucessor e apoiado pelo ex-prefeito Miguel Coelho, está bem nas pesquisas mas preferiu não correr risco. Como a cidade tem na família Coelho uma força política histórica ele resolveu se precaver a anunciou esta quarta-feira que seu companheiro de chapa será o empresário Ricardo Coelho, neto do ex-deputado Geraldo Coelho.
A precaução de Durando tem razão de ser. Ele vai enfrentar na disputa o ex-prefeito Júlio Lóssio (PSDB); outro ex-prefeito, Odacy Amorim, do PT; e a jovem jornalista Lara Cavalcanti, do PL. Petrolina tem dois turnos de forma que, se não vencer no primeiro, o prefeito pode ter que enfrentar um forte grupo no segundo. Com petistas e bolsonaristas em palanques delimitados, o município sertanejo vai receber, na segunda semana de agosto, o ex-presidente Jair Bolsonaro para um evento com Lara e com outros candidatos do PL no Sertão. Já o deputado federal Carlos Veras, do PT, anunciou que o presidente Lula irá também a Petrolina para um ato de apoio a Odacy. A data não está definida.
Em Petrolina a eleição será um termômetro da liderança do ex-prefeito Miguel Coelho que deixou o mandato de prefeito para disputar o Governo do Estado em 2024 e ficou em quinto lugar no primeiro turno mas, tecnicamente, empatado com os demais concorrentes, na eleição mais inusitada que Pernambuco já assistiu e que terminou ganha pela governadora Raquel Lyra e sua vice Priscila Krause, cravando, pela primeira vez, dois nomes femininos no Palácio do Campo das Princesas. Miguel tem em Durando o seu continuador e como está mais popular na cidade que o presidente Lula, pelas últimas pesquisas, está andando de casa em casa tentando transferir votos para seu preferido.
Televisão na disputa
Com uma estação própria de TV, a Grande Rio, Petrolina, como Recife, Caruaru e Olinda terá guia eleitoral televisivo. Isso vai garantir um bom espaço para os candidatos do PT, Odacy Amorim, já que seu partido tem o segundo de maior tempo de TV no país e Lara Cavalcanti cujo partido, o PL tem o maior tempo de TV pois possui a maior bancada da Câmara dos Deputados. Simão Durando tem o terceiro maior tempo pelo seu partido, o União Brasil, tem a terceira maior bancada na Câmara mas como ele tem o apoio de outras legendas ultrapassará, no cômputo geral, Odacy e Lara. Júlio Lóssio terá menos tempo que os demais ma, com a soma das legendas que o apoiam, incluindo MDB e PSD, deve chegar a uma razoável participação na TV.
Mano Medeiros promete grande convenção
O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, marcou o próximo sábado, dia 27, a sua convenção. Sem candidato a vice definida, o prefeito foi único pré-candidato até agora a divulgar uma estimativa de público. O evento, que terá início às 10 horas, na Faculdade Guararapes, vai, segundo material distribuído à imprensa, reunir cerca de 4 mil pessoas. O pré-candidato ou candidata a vice não foi anunciado mas as especulações giram em torno de uma liderança evangélica. Mano, apesar de ser do PL, é católico.
Mirella e Isabel no mesmo dia
Em Olinda, as candidatas Mirella Almeida (PSD) e Isabel Urquiza (PL) marcaram suas convenções para o mesmo dia, 1.o de agosto e em lugares próximos. A convenção de Mirella será no Mercado Eufrazio Barbosa, a partir das 17 horas e a de Isabel no Clube Atlântico às 19 horas. Mirella garantiu em seu palanque a presença de 12 partidos. Ela tem o apoio da governadora Raquel Lyra e do prefeito, professor Lupércio, que a lançou. Isabel é apoiada pelo PL, Partido Novo e Democracia Cristã. Tem uma vantagem de disputar pelo PL do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, que foi o candidato a governador mais votado em Olinda no primeiro turno de 2022, mostrando a força do bolsonarismo na cidade.

Qual candidato a prefeito da Região Metropolitana que reunirá o maior público em sua convenção?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com