Segunda agitada na política estadual: Raquel reúne prefeitos e Alepe elege Mesa Diretora

Esta segunda-feira vai ser de movimentações na política pernambucana. A governadora Raquel Lyra reúne nesta manhã prefeitos eleitos e reeleitos para fazer um balanço do trabalho do executivo nos dois primeiros anos de seu mandato e discutir as demandas dos municípios para o ano de 2025, e à tarde a Assembleia Legislativa faz eleição, com voto secreto, para escolha da nova Mesa Diretora da casa para os anos de 2025 e 2026, em função do STF ter anulado a primeira eleição feita, de forma antecipada, há um ano.
Está certa a recondução do presidente da casa, deputado Álvaro Porto mas é incerta a eleição do 1.o secretário – segundo cargo mais importante da Alepe – onde o atual ocupante do posto, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade) vai enfrentar o deputado Francismar Pontes, do PSB, que está concorrendo sem o apoio do seu partido que fechou questão a favor de Gouveia. Apesar disso Francismar, que foi lançado pelo PP, o partido de segunda maior bancada na Alepe, ganhou muito apoio nos últimos dias e é voz corrente na casa que o resultado para a 1.a secretaria é incerto.
Outro cargo com disputa certa é a 2.a vice-presidência para a qual concorrem o deputado Aglailson Victor, do PSB, que tem o apoio de Álvaro Porto, e o deputado Fabrizio Ferraz (Solidariedade), que foi eleito em novembro do ano passado para esta vaga mas, com a anulação do pleito e aparecendo um concorrente agora, vai ter que disputar. Como eleição de mesa muitas vezes se resolve em cima da hora os deputados que formam o grupo de apoio a Francismar passaram o final de semana articulando a apresentação de um nome para concorrer com Rodrigo Farias(PSB) candidato a 1.o vice-presidente. Os candidatos aos demais cargos da mesa têm eleição certa pois não há concorrência.
Raquel quer aliança com os prefeitos
Com a certeza de que vai depender dos prefeitos para aumentar sua penetração no interior do estado, a governadora Raquel Lyra deve mostrar a todos eles em encontro de hoje no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, à partir das 9 horas, as parcerias que podem ser feitas entre o Estado e as Prefeituras para tocar serviços e obras em todas as regiões. Embora já tenha recebido muitos prefeitos após a eleição, a governadora, como costuma fazer, não adiantou o que está na sua cabeça sobre essas parcerias, para anunciar de surpresa.
Servidores à disposição
Uma questão em aberto neste aspecto é a sessão de servidores do estado aos municípios. Desde que assumiu, a governadora deixou claro que deseja a volta aos quadros do estado de todos os servidores públicos, tendo prorrogado para 31 deste mês a sessão, através de intermediação do Tribunal de Contas. Alguns prefeitos ainda têm esperança de mudanças nessa posição sobretudo quando se trata de servidores públicos estaduais que são secretários municipais. Um desses é Fred Amâncio, secretário de educação do prefeito João Campos.

Como ficará o clima na Assembleia Legislativa após a eleição desta segunda-feira com a disputa estabelecida para cargos importantes?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com