Repetindo 2022, interior do estado também estará presente na eleição majoritária de 2026
A eleição para governador e senador em 2022 inaugurou uma nova fase na política pernambucana quando políticos de origem interiorana fizeram bonito no pleito através da caruaruense Raquel Lyra e do petrolinense Miguel Coelho. Se tivessem se unido possivelmente teriam vencido juntos a eleição. De qualquer forma, Raquel foi eleita governadora e Miguel, também candidato ao governo, terminou em 5.o lugar no primeiro turno mas em empate técnico com o 3.o e 4.o lugares. Raquel venceu a eleição para governadora no segundo turno e Miguel, mesmo não vencendo, fincou as raízes para planos futuros.
Em 2026, a presença do interior vai continuar presente. Raquel será candidata à reeleição, podendo enfrentar o prefeito da capital, João Campos, oriundo do Recife e Miguel pode ser candidato ao Senado, tudo indica que na chapa de Campos ao qual se aliou este ano em torno da eleição municipal do Recife. Mesmo aliado a Campos, no entanto, Miguel se dedicou mesmo à eleição de Petrolina, onde seu substituto, o prefeito Simão Durando, se reelegeu prefeito.
As redes sociais e o encurtamento da distância entre o interior e o Recife, com estradas mais transitáveis ou mesmo aviões – no caso de Caruaru e Petrolina – vem permitindo que, mesmo nascendo e tendo como base municípios interioranos, os políticos convivam mais com a população da Região Metropolitana -onde estão 40% dos habitantes do estado – alçando voos mais altos sem ser necessário que nasçam ou residam na capital. O encurtamento das distâncias também vêm permitindo que até mesmo os deputados estaduais, donos de redutos no interior, consigam furar a bolha metropolitana, com apoio de vereadores de municípios como Recife, Jaboatâo, Olinda e até mesmo Paulista.
Mendonça pode ser a surpresa
Na eleição majoritária de 2026, um político híbrido que nasceu e tem base no interior mas reside no Recife e já foi candidato a prefeito da cidade, pode entrar na corrida de 2026. É o deputado federal Mendonça Filho. Cada vez mais próximo da governadora e assumindo a defesa do seu Governo, ele começou a ser cotado para candidato ao Senado na chapa de Raquel. A amigos Mendonça revelou que se o cavalo aparecer selado ele sobe sem problema.
Coren em defesa dos enfermeiros
O Conselho Regional de Enfermagem divulgou nota esta quinta-feira em repúdio a uma frase que entende ser desrespeitosa com os enfermeiros escrita em um painel durante uma aula da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco e amplamente divulgada nas redes sociais. A frase diz “Educação Física não é pros fracos. Quer mamata? Vá fazer enfermagem, meu jovem”. O Coren já esteve na UPE e recebeu apoio da direção que vai tentar identificar o autor e os divulgadores nas redes para a devida punição.
Nadegi entrega ginásio
A prefeita de Camaragibe, Dra Nadegi, entregou esta quinta-feira á população o Ginásio Poliesportivo Aluízio Rocha, totalmente reformado e que está preparado para a prática de futsal, vôlei e basquete. A Prefeitura fez a obra com recursos próprios de R$ 1,7 milhão. O equipamento recebeu nova coberta, a quadra reformada, novos vestiários e novas salas de apoio para práticas de artes marciais.
Qantos candidatos ao Senado Pernambuco terá em 2026 quando há duas vagas a serem preenchidas?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com