Renato Antunes, a bola da vez na aproximação de Raquel com o PL de Anderson

 

Recém empossado na Assembléia Legislativa, o deputado estadual do PL, Renato Antunes, virou, de uma hora pra outra, o elo de ligação entre a governadora Raquel Lyra e o PL de Anderson Ferreira. Com jogo de cintura exemplar, em menos de 15 dias, celebrou um acordo da bancada do PL com o Palácio das Princesas, tomou o lugar do deputado Alberto Feitosa em comissões importantes da casa como a de Justiça, assumiu a liderança da bancada do partido e hoje é citado nos bastidores como opção para 2024, caso Anderson deseje, em troca de um possível apoio da governadora à reeleição do prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), fazer uma composição com o PSDB na capital.

“Esse coelho vai longe”- comentou ontem um deputado da base governista na Alepe, falando do papel que Renato teve quando a governadora estava para perder a presidência das três principais comissões, em manobra regimental do PSB, PT e o deputado do PL, Alberto Feitosa. Em cima da hora, a deputada Débora Almeida(PSDB) foi aconselhada a se ausentar dessas comissões, impedindo o quórum necessário para escolha dos dirigentes e, na noite do mesmo dia, instados pelo gabinete da governadora, os demais deputados do PL assinaram um termo substituindo Feitosa por Antunes, pondo abaixo o acordo feito pelo ex-líder, e passaram a defender a posição do Palácio, que acabou elegendo seus candidatos sem dificuldade.

Esta segunda-feira, novamente Renato candidatou-se a presidente da Comissão de Educação, peitando o deputado Waldemar Borges(PSB) que a governadora não desejava ver eleito, mas acabou perdendo pois Borges contou, nos bastidores, com um padrinho mais importante, o presidente da casa, Álvaro Porto. O resultado foi 3 x 2. Embora não tenha levado a melhor, o PL, mais uma vez, foi fiel a Raquel e Antunes deu a cara a tapa. Para a eleição de prefeito em 2024 ele vem sendo citado como o nome do PL no Recife já que teve na capital 26.619 votos o ano passado e já era vereador. Porém, depois dos últimos acontecimentos, comenta-se na Alepe que, se não for candidato, para favorecer um acordo em Jaboatão, pode muito bem compor a vice do candidato da governadora que vai enfrentar o prefeito João Campos.

PT e os cargos federais

O PT decidiu concentrar sua participação nos cargos federais em Pernambuco à Sudene, Datapreve e Codevasf e está trabalhando por isso com afinco junto ao Governo Lula. O senador Humberto Costa, citado, em off, na semana passada como responsável pela demora nas definições por querer tudo para o PT, não gostou das ilações. Ontem nos corredores do Senado, disse a este blog: “isso é coisa de Sílvio Costa. Eu não estou criando dificuldade alguma”. Na verdade, além dos três órgãos citados, há muitos outros em disputa como Metrorec, DNOCS e Denit, por exemplo. O PT pensava no BNB mas abriu para o ex-governador Paulo Câmara.

Detran e Metrorec

Ontem, nos bastidores do Congresso, deputados e senadores comentavam que o novo diretor do Detran pode ser o atual superintendente do Metrorec, Carlos Fernando Ferreira da Silva, do PL. Tem tudo a ver com a aproximação de Raquel com o partido. Já para o Metrorec no Governo Lula os partidos que estariam credenciados seriam o MDB e o PP. O deputado federal Sílvio Costa Filho ainda luta para ficar com a Codevasf mas perdeu fôlego depois que o presidente do seu partido, o Republicanos, Marcos Pereira, declarou que a legenda é oposição a Lula.

Iza homenageia Giovana Machado

A deputada federal Iza Arruda(MDB-Pe) apresentou na Câmara Federal proposta de Moção de Aplauso à pesquisadora pernambucana Giovanna Machado, diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) idealizadora do programa Futuras Cientistas que tem o objetivo de motivar meninas e mulheres a desenvolverem carreiras profissionais nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Iniciado em Pernambuco o programa tem hoje alcance nacional. No momento oferece mais de 400 bolsas para que as participantes façam imersão cientifica junto a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

Pergunta que não quer calar: Raquel vai mesmo incorporar, em definitivo, o PL à sua bancada na Alepe?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar