Raquel resolve fazer política e tem uma semana de avanços na busca pela reeleição em 2026

 

A governadora Raquel Lyra demorou muito a se interessar pela política, mas parece ter finalmente tomado gosto pelo assunto e esta segunda-feira teve duas vitórias consecutivas. Conseguiu que a Assembleia tirasse de pauta da sessão plenária desta terça-feira a votação da PEC que obriga o Executivo a destinar 2% da Receita Corrente Líquida do Estado em 2026 para emendas parlamentares – o percentual atual é de 0,8% – e presidiu, ao lado do presidente nacional Gilberto Kassab, a filiação ao seu partido, o PSD, da vice-governadora Priscila Krause e dos 32 prefeitos que deixaram o PSDB na semana passada para acompanhá-la, depois que a legenda decretou intervenção na direção estadual, magoada com a saída da governadora.              

A Assembleia não desistiu da PEC das emendas, apenas a retirou de pauta – o assunto pode voltar a ser votado até 31 de dezembro se as condições assim o permitirem – mas o recuo se deu depois que a governadora fez um gesto de ousadia e convidou para almoço com ela no Palácio 26 deputados da sua base conseguindo de todos o compromisso de votar contra a PEC. Como toda Proposta de Emenda à Constituição para ser aprovada precisa de 30 votos, sobraram apenas 21 deputados para dizer sim, isso se todos comparecessem. Com a morte anunciada, o jeito foi adiar o assunto até um momento mais adequado.              

No caso da filiação em massa dos prefeitos do PSDB ao PSD a governadora tornou seu novo partido “o maior do estado”, como ressaltou. Isso aconteceu dois dias depois que o prefeito João Campos prometeu, no Congresso estadual do PSB, fazer do partido socialista a maior legenda de Pernambuco. Não se sabe se Raquel vai continuar avançando nas conquistas políticas mas só o fato de conseguir que 26 deputados tomassem a decisão de, a seu pedido, derrotar um projeto que os beneficiaria, foi um grande avanço para quem se elegeu com apenas três deputados estaduais e viveu dois anos de embates permanentes com o Poder Legislativo, que ainda não acabaram.

PSD de dado

O assessor da governadora Raquel Lyra, Rubens Junior, encarregado de fazer as vezes de mestre de cerimônia na filiação de 32 novos prefeitos ao PSD realizada em  auditório do Novotel, no Recife Antigo, teve um momento em que foi traído pela semântica e pareceu que tivesse falado PSB ao microfone. Ao notar a reação do público, reagiu: “é PSD de dado”, provocando gargalhadas.

Jarbas Filho no Palácio

O deputado estadual do MDB, Jarbas Filho, que andou por uns tempos afastado do Palácio das Princesas após a governadora vetar parte de um projeto seu, voltou a frequentar o ambiente esta segunda e gravou para o seu instagram vídeo em que aparece ao lado do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e do prefeito de Ibubi, João Marcos, que o apoia. Foi tratar das demandas do município junto ao Governo do Estado e ouviu do secretário que o Palácio está de portas abertas.

Como a bancada do PSB, que já proclama a vitória do prefeito João Campos na eleição de 2026, ia explicar o voto em uma PEC que poderia causar sérios problemas de caixa no estado a partir do próximo ano?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar