Raquel recebe boas e más notícias com resultado da pesquisa Genial Quaest
Recém saída de uma eleição municipal em que elegeu a grande maioria dos prefeitos do estado, teve resultado bom na Região Metropolitana, derrotando, no segundo turno, os candidatos do prefeito João Campos em Olinda e Paulista, mas viu seu candidato a prefeito do Recife Daniel Coelho terminar em quarto lugar na disputa vencida de forma acachapante pelo atual prefeito, a governadora Raquel Lyra está melhor do que o esperado, de acordo com a pesquisa Genial Quaest divulgada esta quinta-feira.
A dois anos da eleição de 2026, quando se candidatará à reeleição, a governadora perderia a disputa para João Campos se a eleição fosse hoje – ele tem 64% das intenções de voto e ela 22% – mas sua administração aprovada por 54% dos pernambucanos. Os que desaprovam seu trabalho são 42% e os demais não quiseram ou não souberam responder. Além disso, num estado em que 88% dos entrevistados desejam ter um governador aliado do presidente Lula, 39% afirmam que o entendimento de Raquel com o presidente é positivo, 40% o definem como regular e apenas 11% como negativo.
Em um ambiente político como o atual em que notícias negativas são capazes de manchar de repente a imagem de um governante, Raquel é primeiro lugar entre os seis governadores testados na resposta à pergunta feita aos entrevistados pela Quaest sobre se têm ouvido mais notícias positivas do que negativas sobre o Governo Estadual. São 44% (11% a mais do que há 8 meses) os pernambucanos que dizem ouvir notícias positivas sobre o Governo Raquel, 36% informaram não ter notícias nem boas nem más e caiu de 26 para 19% os que dizem ter ouvido notícias negativas. Foram ouvidos no estado 1.100 pessoas. A confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 3% para mais ou para menos.
Infraestrutura, habitação e educação na linha de frente
Na estratificação feita pela Quaest para avaliar o que pensam os pernambucanos sobre o trabalho de Raquel por áreas, a educação vem em primeiro lugar: 57% avaliam como positiva sua atuação na educação, 25% como regular e apenas 18% como negativa. Em seguida vem a habitação com 43% de imagem positiva, 33% como regular e 24% como negativa, e a infraestrutura com 42% positiva, 30% regular e 28% negativa. Os gargalos estão na saúde e na segurança: 35% definem como positivo o trabalho da governadora na saúde, 30% como regular e 35% como negativo, na segurança é positivo para 30%, regular para 29% e negativo para 41%.
Fala bem, é honesta e preparada
Ao analisar as qualidades da governadora do ponto de vista da população, a Quaest concluiu que 58% contra 37% a definem como preparada, 65% contra 25% como simpática e 63% contra 19% como honesta. Raquel é de direita? 47% informaram que sim e 33% que não, os demais não souberam ou não quiseram responder. Tem perfil político? 52% disseram que sim e 38% que não. É representante do povo? 46% responderam sim e 44% não. Fala bem ? 83% responderam que sim. Nesse quesito ela só perde para o governador Ronaldo Caiado, de Goías. A Quaest analisou os governadores de São Paulo, Paraná, Minas, Goiás, Bahia e Pernambuco.
Presidente da OAB homenageado pelo MPPE
O atual presidente da OAB, Fernando Ribeiro Lins, recebeu esta quinta-feira a Medalha do Mérito Patrono Roberto Lyra, a mais alta comenda do Ministério Público de Pernambuco, em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. Outras autoridades agraciadas foram, entre elas, o senador Humberto Costa, o conselheiro do TCE, Carlos Neves,o diretor-geral da Esmape, Jorge Américo Pereira de Lira e o comandante geral da PM, coronel Ivanildo César Torres de Medeiros.
Exemplo de Mano
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, deu um exemplo de comedimento na reforma administrativa que enviou para a Câmara e foi aprovada. Com cerca de 700 mil habitantes, o município de Jaboatão terá apenas 10 secretarias, 65 cargos comissionados de nível elevado foram extintos. Como com exceção de saúde e educação várias secretarias abrangerão diversas áreas cada um delas será de responsabilidade de um secretário-executivo, com salário inferior ao do titular.

Como ai estar a diferença entre Raquel Lyra e João Campos para a disputa de 2026 na próxima pesquisa da Quaest?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com