Raquel pretende fazer ajustes em Saúde e Educação

Ouvida pela imprensa, logo após a saída do PL de sua equipe, a governadora Raquel Lyra afirmou que “reforma ou alteração administrativa é sempre natural e vai ser feita pontualmente naquilo que for necessário”. Conhecendo esse posicionamento da governadora todas as secretarias sabem que estão sendo permanentemente avaliadas e sujeitas a mudanças. Nesse sentido, este blog apurou que Raquel pretende mexer pontualmente na Saúde e na Educação. Na saúde, os ajustes já começaram com a substituição de quase todos os cargos do Hospital Dom Moura, de Garanhuns, e de gerências e demais cargos de diversas unidades de saúde de todo o estado. Os atos foram publicados em um só dia no Diário Oficial do último sábado, 18 de maio.

Uma fonte próxima ao Palácio revelou que a governadora sabe da importância da saúde e da educação para sua administração e pretende mudar muita coisa. Não está certa a saída das duas secretárias mas, como já aconteceu na saúde no interior do estado, também a educação vai passar por ajustes. Ao contrário da secretária de educação, Ivaneide Dantas, da qual não se houve reclamações, a secretária de saúde, a médica Zilda Cavalcante, está sob fogo cruzado das entidades médicas do estado há muito tempo e esta terça-feira deputados de oposição defenderam sua substituição.

Zilda, que enfrentou uma barulhenta audiência pública sobre as crianças com microcefalia na Assembléia, há poucos dias, não soube explicar porque a área da secretaria que atende a essas crianças se encontrava sem titular até agora e porque não recebe a entidade representativa delas, a União de Mães de Anjos. Após a audiência, não se sabe se por iniciativa do próprio Palácio ou da secretária, foi nomeada uma funcionária para atender as crianças. Já as cirurgias para correção dos quadris das mesmas, reivindicadas desde a gestão do governador Paulo Câmara e prometidas pela governadora logo após a posse, acabaram sendo iniciadas por afogadilho nas vésperas da audiência pública, gerando mais críticas do que satisfação.

 

Vantagem não ter políticos

A governadora tem deixado claro aos partidos políticos que deseja ter nomes técnicos nas secretarias e órgãos. Desta forma, o próprio PP precisou se adaptar recentemente quando ampliou seus espaços ganhando o Detran e a Secretaria de Turismo. Para a secretaria de turismo, que o partido imaginava indicar um deputado para trazer de volta ao parlamento a ex-deputada Roberta Arraes, vai um alto funcionário da Caixa Econômica Federal. Para o Detran foram dois delegados de Policia, com experiência em gestão pública. As indicações foram do PP mas a escolha foi técnica.

 

Costume

 No princípio os políticos estranharam esta “forma Raquel de administrar” mas acabaram se acostumando. Para a própria governadora é salutar colocar técnicos que podem ser substituídos sem gerar crises, ao contrário de políticos que, quando saem, deixam um grande desgaste para o governante que precisa se explicar ao partido pela mudança, gerando desafetos. Se tiver que mudar as titulares de saúde e educação – o que ainda não é certo – Raquel não precisa dar explicações a ninguém pois as mesmas, até onde se sabe, não tiveram indicação política.

 

Tabagismo e Cigarros Eletrônicos

 A Comissão de Saúde da Assembléia, presidida pelo deputado Adalto Santos, realiza audiência pública na manhã desta quarta-feira para discutir, do ponto de vista da saúde pública, o tabagismo e o uso dos cigarros eletrônicos que estão virando febre entre os jovens. Especialistas no assunto, além de representantes do Ministério Público e da Secretaria Estadual de Saúde farão parte da mesa de discussões. O 31 de maio é conhecido como o “Dia Mundial sem Tabaco”, daí a realização do debate este mês. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2023, 73.500 brasileiros foram diagnosticados com algum tipo de câncer provocado pelo cigarro.

A redução dos índices de homicídios em Pernambuco, verificada nas últimas três semanas, de forma consistente, vai continuar?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar