Raquel não desistiu de ajudar a eleger uma mulher para o TCE e está entre Débora e Bianca

 

Desde que se iniciaram as articulações sobre a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas, na vaga que será aberta com a aposentadoria de conselheira Teresa Duere prevista para o início julho, a governadora Raquel Lyra fez circular a informação de que trabalharia o nome de uma mulher, convencida de que seria um retrocesso o TCE voltar a ser ocupado apenas por conselheiros homens. Teresa é a única mulher entre os sete comandantes do Tribunal.

Inicialmente, entrou no radar o nome da deputada estadual Débora Almeida, procuradora federal e do mesmo partido da governadora. Ontem um novo nome vazou dos corredores do Palácio das Princesas como opção de Raquel, ao lado de Débora, o da procuradora geral do Estado, Bianca Ferreira Teixeira. A explicação de uma fonte deste blog, que circula entre a Alepe e o Palácio, é de que será mais fácil Raquel emplacar uma mulher colocando duas opções para a casa resolver, já que a vaga é da Assembléia, do que uma só. Hoje Débora já está na relação dos deputados pré-candidatos. Bianca viria a ser incluída nesta lista.

Embora o relacionamento da Alepe com o Palácio não seja dos melhores, ontem deputados admitiam a possibilidade da governadora conseguir que uma mulher seja escolhida – as duas são qualificadas – diante de um acordo que viesse a ser costurado pelo presidente da casa, deputado Álvaro Porto. No início da tarde já se trabalhava com mais uma opção: uma possível antecipação da aposentadoria de outro conselheiro, o ex-deputado Carlos Porto ( ele só atinge a idade de aposentadoria em 2025) de forma a que fossem abertas não uma mas duas vagas, o que poderia contentar o Executivo e o Legislativo. A escolha dos novos conselheiros seria votada na Alepe no mesmo dia e posse dos dois novos nomes seria ainda no mês de julho.

Muitos nomes

Apesar do apelo ao nome de uma mulher, que é muito forte no atual contexto de protagonismo feminino, há um número de expressivos de homens na Alepe desejando ocupar a vaga ou as vagas no TCE. Estão em atividade pedindo votos, os deputados estaduais Rodrigo Novaes, Kaio Maniçoba e Joaquim Lira, o ex-deputado federal Junior Uchoa e o ex-deputado estadual Tony Gel. Mesmo considerando que a quinta-feira é um dia de pouca frequência na Alepe, quase todos esses nomes estavam na casa ontem, conversando com os colegas.

Raul na cola da educação

O ex-deputado federal Raul Henry, que deu uma pausa nos mandatos eletivos, está dedicado ao que gosta: a causa da educação. Ele está se debruçando sobre o desenvolvimento de uma consultoria para prestar serviços a prefeitos e governadores nessa área. Muito próximo do grupo nacional Todos pela Educação, Raul, como deputado, era considerado no Congresso um grande entendedor do assunto depois do êxito que teve como secretário de educação do ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos.

Teresa, Mendonça e Carreras no radar

Os políticos pernambucanos sempre tiveram destaque no Congresso Nacional. Na atual legislatura alguns já vêm ocupando espaços importantes : a senadora Teresa Leitão e o deputado federal Mendonça Filho estão na linha de frente dos debates atuais no Congresso sobre a Reforma do Ensino Médio. Esta semana outro nome alçou o estrelato: o deputado federal Felipe Carreras foi escolhido líder na Câmara do blocão de partidos que reúne 173 deputados e é o maior em funcionamento no Congresso. Para completar, as deputadas federais Iza Arruda e Maria Arraes foram incluídas entre os acompanhantes do presidente Lula na viagem à China.

Resposta a Izaías

O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) enviou nota a esta coluna sobre críticas feitas ao PSB pelo líder do Governo, deputado Izaías Regis, na edição anterior. “No Recife não tem antecipação de calendário eleitoral, tem é muito trabalho. Já se passaram 100 dias de Governo e o que vimos até agora foi falta de merenda, paralisação de obras, perseguição e atraso de salários. Enquanto isso, João Campos está entregando obras nos morros, construindo Compaz e creches e recapeando ruas”.

Pergunta que não quer calar: com grande maioria de deputados homens, a Assembléia vai se sensibilizar e escolher uma mulher como nova conselheira do TCE?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar